Eliziane pede que governo atenda reivindicações de quilombolas, indígenas e lavradores

A deputada federal, Eliziane Gama (PPS-MA) pediu durante pronunciamento na Câmara dos Deputados que o governo federal atenda as reivindicações de quilombolas, indígenas e lavradores que estão acampados na sede do Incra em São Luís-MA.

“Os quilombolas, os indígenas e os camponeses estão fazendo uma manifestação, ocupando a sede do INCRA, reivindicando uma causa muito justa. O Maranhão tem sido recordista como um dos Estados brasileiros que tem a maior concentração de conflitos no campo, comparativamente com os demais Estados brasileiros”, relatou.

A informação é que para chamar a atenção das autoridades quilombolas, indígenas e lavradores de dez municípios ocuparam a sede do Incra, em São Luís, na última terça-feira, dia 09 de junho e que na quarta-feira iniciaram uma greve de fome que será mantida até que a pauta de reivindicações seja atendida.

“Hoje as populações quilombolas fazem reivindicações justas, entre elas, por exemplo, a titulação dos territórios quilombolas e a demarcação das terras indígenas, a luta contra a PEC nº 215 e a conclusão dos 34 laudos antropológicos destas comunidades, que não têm recebido o necessário respeito por parte do Governo Federal”, enfatizou.

De acordo com a deputada maranhense, órgãos e entidades como a OAB, o Ministério Público Federal e a Comissão Pastoral da Terra estão acompanhando a situação. Ela finalizou o discurso pedindo a sensibilidade da Presidência da República e do Incra.

“Infelizmente o Governo Federal, que afirma ter políticas de direitos humanos amplas no país, poderá se notabilizar como o Governo que menos demarcou no Brasil.[…] Estamos aqui para fazer um verdadeiro apelo à Direção do INCRA e à Presidente da República para que atenda  essas comunidades do Maranhão que estão acampadas, fazendo greve de fome”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.