Câmara de São Luís faz homenagem ao “Dia das Mães”

As funcionárias da Câmara Municipal de São Luís comemoraram o dia das mães antecipadamente nessa sexta-feira, (08), no pátio da sede do Poder, na Praia Grande. O evento começou às 10 horas, ao som de músicas, muito bate-papo, descontração, lanches, palestra de uma psicóloga e prosseguiu até o início da tarde com a exaltação à maternidade, em falas dos vereadores presentes. Houve sorteios de prêmios como geladeira, televisão, máquina de lavar roupa, fogões, além de outros de menor valor.

A comemoração foi comandada pelo presidente da Câmara, vereador Astro de Ogum, que, em vez de realizar um pronunciamento às mães, preferiu se dirigir a elas nas mesas, brincando e sorteando envelopes contendo cheques pessoais de diversos valores. Ao final, ele declarou que não faria um pronunciamento, nem daria entrevista à imprensa ali presente e, reservadamente, falou a assessores que recusou o procedimento para não politizar o ato.

Esta comemoração, como nas anteriores, faz parte de um processo para valorizar e estimular os funcionários da Câmara a serem mais pró-ativos em suas atividades. Presentes estavam os vereadores José Joaquim Guimarães (PSDB), Francisco Carvalho (PSL), Basileu Barros (PSDC), Eidmar Gomes (PSDB), Fábio Câmara (PMDB), Ivaldo Rodrigues (PDT), Barbosa Lages (PDT), Josué Pinheiro (PSDC) e Professor Lisboa (PCdoB).

EXALTAÇÕES
Lisboa se dirigiu às mães presentes ressaltando a felicidade de poderem gerar e dar à luz a uma vida e lamentou as que perdem filhos de modo trágico, como a que teve o filho assassinado em ônibus, no bairro Cohab, nesta semana. Fábio acrescentou que a data comemorada é mais dos filhos do que das mães porque eles têm a felicidade de se orgulhar de contar com pessoa de tamanha importância em suas vidas.

Basileu declarou que homenageava todas ali presentes através de sua esposa que o acompanha há tempo na política e, embora possa se incomodar, agüenta com a paciência de mãe, sem reclamar. A vereadora Eidmar ressaltou que sabe o que é ser mãe, pois gerou e tem doze filhos, e expressou o desejo de que todas as presentes ao ato tenham sido ou venham a ser boas mães.

Enquanto isso, José Joaquim frisou que ser mãe vai além do ato de conceber, pois há aquelas que, embora essa chance não tenham, são capazes de adotar, acolher, de dar carinho de forma brilhante. Francisco Carvalho, muito emocionado com o ato, lamentou não ter mais a sua mãe. Contou ser filho único e revelou a tristeza que carrega por sua mãe, nos instantes finais da vida, não ter podido declarar o que sua expressão facial manifestava.

O final da comemoração foi marcado por um sorteio de prêmios às mães. O maior deles, uma geladeira, ganhou Margarete Costa Rodrigues, lotada em gabinete de vereador. Ana Célia Sousa Franco, do setor de Documentação, ganhou um TV de Led, enquanto Ligia Maria Paz Câmara, também da Documentação, levou uma máquina de lavar de marca conceituada. No sorteio, o fogão de seis bocas ganhou Denise Pereira, enquanto Celina de Jesus Pereira levou o de quatro.

Denise ressaltou haver gostado da comemoração porque eventos desta natureza prestigiam e valorizam muito o servidor. Ela contou que o funcionário fica muito satisfeito com iniciativas como esta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.