Eliziane questiona Vaccari sobre viagens suspeitas da cunhada‏

Integrante da CPI da Petrobras da Câmara, a deputada Eliziane Gama (PPS-MA) quis saber do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, se ele também teria viajado com a cunhada dele, Marice Correa de Lima, a dois países europeus e a um na América Central, entre os anos de 2012 e 2014. O questionamento foi feito durante depoimento do petista em Brasília, ocorrido nesta quinta-feira (9)

Documento da Polícia Federal, de posse da parlamentar, mostra que a cunhada de Vaccari visitou países onde  investigados pela força-tarefa da Lava Jato também tiveram encontros para tratar do esquema de partilha de propina obtida através do esquema de corrupção instalado na Petrobras.

Questionado por Eliziane, o tesoureiro disse que entre 2012 e 2014 foi somente ao Peru e que sua relação com a cunhada é “meramente familiar”.

Na sequência, a deputada do PPS mostrou que Marice, que é irmã da mulher de Vaccari, esteve em Milão, na Itália, no dia 31 de maio de 2012, conforme mostra o documento da PF intitulado Fluxo Migratório dos Investigados da Lava Jato. Foi nesta cidade italiana que foram selados os valores das propinas que deveriam ser pagos aos agentes públicos da Petrobras e aos empresários da Setebrasil para o funcionamento da máquina de corrupção na estatal.

Estiveram lá, segundo o Ministério Público Federal, Julio Camargo (lobista da empreiteira Toyo-Setal), Renato Duque (diretor de Serviços da Petrobras), João Carlos Ferraz (então presidente da Sete Brasil) e Pedro Barusco (gerente de Serviços da estatal), além do presidente do banco suíço Cramer e um agente da instituição, chamado Pierino Lardi.

Panamá

A cunhada de Vaccari, que já foi investigada no escândalo do mensalão, também viajou ao Panamá, em novembro de 2013, conforme também consta no documento da PF.

É na Cidade do Panamá, onde está estabelecida a filial da JD Consultoria, de propriedade do deputado cassado José Dirceu, que também está na mira dos investigadores da operação Lava Jato.

A JD registrou a filial em 2008, três anos depois de José Dirceu ser apeado do governo em meio às investigações do escândalo do mensalão, no escritório da Morgan & Morgan, que disponibiliza testas de ferro para milhares de firmas estrangeiras, como a Truston, no conhecido paraíso fiscal da América Central. Marice Lima esteve no país por três dias.

A cunhada do tesoureiro do PT também viajou a Amsterdã, na Holanda, onde permaneceu por nove dias.

Lima está sendo investigada por ter recebido meio milhão de reais em dinheiro da quadrilha que atuava na estatal. O MPF chegou a pedir a prisão dela no ano passado, mas foi negada pelo TRF.

Inocente

Eliziane Gama perguntou ainda se Vaccari se consideraria “a pessoa mais perseguida deste país”, considerando o volume de acusações contra ele no presente e outras que remontam à época em que ele era dirigente da Cooperativa dos Bancários de São Paulo. Neste caso, o petista é acusado é pelo Ministério Público por gestão fraudulenta e formação de quadrilha.

“O senhor é inocente?”, indagou a parlamentar para ouvir na sequência um “sim” do depoente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.