Operação da PF se estende a Chapadinha

A operação denominada de “Ferro e Fogo I e II”, deflagrada nas primeiras horas da manhã desta terça (2) pela Polícia Federal, conforme informou em primeira mão o Blog do Luis Cardoso, se estendeu até a cidade de Chapadinha.

A operação investiga 15 servidores públicos do Ibama, um da Secretaria de Meio Ambiente e dois ex-adjuntos da Sema, sendo que um deles que ocupa atualmente a superintendência do Incra, Antônio César Carneiro, foi preso e conduzido à sede da PF em Imperatriz.

Nesta manhã policiais federais e agentes do Ibama estiveram no escritório da Empresa Maranhense de Serviços Florestais (Emflora) e na casa do vereador Eduardo Sá, em Chapadinha. Ele seria o proprietário da referida empresa.

De acordo com a delegada Federal Milena Soares está sendo cumprido um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal com o objetivo de encontrar documentos que comprovem irregularidades.

O vereador Eduardo Sá é engenheiro agrônomo e sempre trabalhou com licenciamento ambiental. Recentemente foi nomeado na Superintendência da Secretaria de Meio Ambiente do Estado indicado pelo deputado Adriano Sarney.

As investigações tiveram início em setembro de 2013 e apuram crimes contra o Meio Ambiente e a participação de servidores públicos e de empresários em atividades ilícitas.

Estão sendo cumpridos 21 mandados de prisões, 28 de busca e apreensão e seis pessoas já foram conduzidas para as sedes da Polícia Federal em São Luís e Imperatriz simultaneamente.

Os investigados responderão, pelos crimes de formação de quadrilha, concussão, corrupção ativa e passiva, prevaricação, advocacia administrativa e violação de sigilo funcional. As penas podem chegar a 25 anos de reclusão.

Os nomes das pessoas presas ainda não foram divulgados. Aguardem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.