Secretário Ricardo Murad denuncia suposta extorsão em SUS de Teresina

O secretário estadual de Saúde do Maranhão, Ricardo Murad, replicou, em sua página pessoal de uma rede social, um suposto esquema de corrupção no Sistema Único de Saúde (SUS) de Teresina (PI). De acordo com Murad, um paciente maranhense teria sofrido tentativa de extorsão para que seu pai realizasse uma cirurgia do coração, no valor aproximado de R$ 80 mil.

A postagem do secretário reproduz um suposto relato de uma pessoa identificada como Tereza de Paula Miranda. Segundo ela, em julho de 2013 seu pai foi levado para fazer exames no estado vizinho e foi indicado umprocedimento cirúrgico, que poderia ser feito pelo SUS. Porém, as guias para a marcação não foram entregues.

“Nos encaminharam para a Central de Marcação. Daí veio a surpresa, para conseguir as guias e as autorizações, os supostos responsáveis (funcionários) nos pediram R$ 2.000. No anseio de  resolvermos a situação, aceitamos as condições”, diz parte do relato. No entanto, o relato mostra que a suposta tentativa de extorsão não teria sido concluída. “A assistente social da Central de Marcação fez uma pesquisa e descobriu que ele era eleitor do Maranhão, assim ele não poderia ser atendido lá”, continuou.

Posteriormente, Tereza e seu pai teriam conseguido atendimento em São Luís e realizado acirurgia no Hospital Dutra, no dia 31 de outubro do ano passado.

Ao G1, a Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão informou que até o momento não houve uma investigação da denúncia porque não conseguiu localizar Tereza de Paula Miranda e seu pai.

A respeito, a Secretaria de Saúde de Teresina publicou nota. Leia a íntegra:

Sobre a denúncia feita pelo Sr.Ricardo Murad, Secretário de Saúde do Maranhão, precisam ser feitos alguns esclarecimentos. O primeiro deles é que, como gestor, se ele tem conhecimento desta ou de qualquer outra denúncia envolvendo desvios do SUS deve procurar a Polícia Federal para que a mesma tome as providências cabíveis, um vez que trata-se de recursos federais.

É estranho que um gestor que nunca participa das reuniões para as quais é convidado pelo Ministério da Saúde para tratar dos problemas relativos a sua secretaria prefira reportar-se a assuntos de extrema gravidade pelo facebook. Este não é o caminho de resolução para os  gestores públicos. O uso preferencial de uma rede social para tratar de questões administrativas e débitos financeiros só revela que a preocupação do Secretário é muito mais midiática que profissional. É absolutamente lamentável que o Secretário de Saúde do Maranhão não leve a série a pactuação entre os Estados, referendada pelo Ministério da Saúde.

Toda a imprensa de Teresina tem conhecimento da quantidade de pacientes do Maranhão que recorrem a Teresina porque não conseguem atendimento, ou atendimento de qualidade, no vizinho Estado. Basta fazer uma rápida visita a qualquer um dos nossos hospitais. Mas o Sr. Murad insiste em negar o fato e, pior, a dívida financeira decorrente do atendimento a esses pacientes. Prefere levar a questão no deboche, postando mensagens em redes sociais.

Teresina merece respeito! Os pacientes, médicos e gestores públicos de Teresina merecem respeito!

G1.maranhão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.