Zé Carlos do PT apresenta avaliação da Unale sobre Reforma Política

O deputado Zé Carlos (PT) apresentou, no grande expediente da sessão plenária de segunda feira (31), os resultados do último encontro, realizado pela Diretoria Executiva da Unale, na sede da Assembleia Legislativa do Espírito Santo. O parlamentar apresentou a avaliação da pesquisa desenvolvida pela Comissão Especial da Reforma Política da Unale, que ouviu deputados estaduais de todo Brasil sobre a reforma político-eleitoral.

Entre os relevantes dados apresentados pelo deputado Zé Carlos, a pesquisa realizada pela Unale tratou sobre os seguintes pontos: financiamento de campanhas eleitorais, sistema de votação, sistema de representação, coligações eleitorais partidárias, unificações de mandatos, duração de mandatos.

A pesquisa aponta que 85% dos parlamentares estaduais brasileiros aprovam a unificação das eleições, 49% querem o financiamento exclusivamente público para as campanhas eleitorais, 63% sugerem a votação nominal com lista aberta, voto proporcional por Estado (como é atualmente) e coligações somente majoritárias.

Na ocasião, o deputado reforçou o convite para os demais parlamentares, se mobilizarem para alcançar a reforma político-eleitoral e não apenas a minirreforma.

“Espero realmente que essa discussão venha fortalecer esta Casa, para que nós possamos avançar mais, para uma eleição mais justa, uma eleição menos dispendiosa para o poder público e para todos nós, contribuindo assim, para o fortalecimento do nosso processo eleitoral. Essa é a nossa proposta, contribuir com o Congresso Nacional para essa Reforma tão importante, que é a reforma eleitoral,” disse.

O pronunciamento do deputado Zé Carlos foi aparteado pelos deputados Manoel Ribeiro (PDT), Gardênia Castelo (PSDB) e Antônio Pereira (DEM).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.