Eliziane: superlotação é a causa de mortes em presídio

A presidente da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias, deputada Eliziane Gama (PPS) destacou na manhã desta terça-feira (1º) a preocupação com as constantes mortes e rebeliões dentro do sistema carcerário maranhense. Na tribuna da Assembleia Legislativa, a parlamentar registrou rebelião ocorrida na manhã de hoje dentro do Complexo Penitenciário de Pedrinhas após confronto entre facções rivais e que resultou em mortos.

“Entre as causas dessa rebelião está a superlotação, transferências de presos e junção de detentos de facções rivais, outros que deveriam estar cumprindo liberdade condicional e ainda não estão por demora dos processos na Justiça, outros condenados juntos ainda com presos provisórios. A falta de organização do sistema acaba trazendo problemas sérios como esses”, destacou.

De acordo com a deputada, a OAB fala em cinco mortos, e a Sejap confirmou três mortes após confronto entre facções rivais e um dos detentos mortos foi decapitado e informou que a transferência de 18 presos que estavam no Centro de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) do Anil para Pedrinhas teria causado tensões na unidade de Pedrinhas.

“Já trouxemos aqui várias vezes a esta tribuna a preocupação referente ao Sistema de Segurança Pública no Estado do Maranhão e também já realizamos audiências públicas nesta Casa com o objetivo único que é tentar encontrar uma saída para reduzir os índices de violência no Estado e ao mesmo tempo também trabalhar a humanização do sistema Carcerário que como todos nós sabemos, é retrato do caos e da ineficiência”, enfatizou.

Na tribuna Eliziane Gama lembrou rebeliões anteriores e das constantes mortes dentro do sistema prisional maranhense. “Recentemente houve rebelião com repercussão nacional, em que 13 pessoas morreram no sistema prisional dos quais três tiveram a cabeça decepada. Dias depois tivemos outra rebelião em Pinheiro com quatro pessoas decapitadas dos seis que foram mortos. E hoje esta informação de cinco mortos com essa nova rebelião no sistema”, relatou.

Em abril a CDHM recebeu denúncia de que detento teria desaparecido dentro do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. “Infelizmente o Maranhão nos últimos meses tem protagonizado números preocupantes de morte dentro do sistema prisional. A Comissão de Direitos Humanos recebeu denúncia de que interno desapareceu dentro do sistema. A família não sabe se ele foi morto ou se ele fugiu e até o presente momento a Secretaria de Segurança Pública não respondeu a essa pergunta”, denunciou Eliziane Gama.

A deputada também lembrou que a Penitenciária de Pedrinhas era chamada de Penitenciária Agrícola e que hoje não há nenhum programa de ocupação para os detentos, e o programa de educação não está sendo aplicado efetivamente. Para Eliziane Gama a solução para os diversos problemas é intensificar o trabalho de ressocialização dentro das unidades prisionais.

“Em vez de realizarmos trabalho de ressocialização e humanização, hoje os detentos estão sendo mortos de forma absurda dentro do sistema que é de responsabilidade do Estado. Há uma serie de problemas que estão envolvidos e que infelizmente impossibilitam a ressocialização. Então a pessoa que cometeu um ato infracional e que cumpriu a sua pena, ao invés de voltar para a sociedade de regenerada, para ter uma inserção normal na sociedade e não cometer mais esse tipo de crime. Muito pelo contrário às vezes sai cometendo crimes muito mais bárbaros, crimes muito piores”, alertou.

1 pensou em “Eliziane: superlotação é a causa de mortes em presídio

  1. Que me perdoe a nobre Deputada, mas a responsável pelas mortes nos presídios, são das Leis que não pune com severidade e sim com cumplicidade, pois se um determinado sujeito comesse um crime e soubesse que iria ser punido severamente, eu duvido se ele voltasse a cometer crimes, esta é a minha opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.