ISSO PODE? Prefeitura de São Luís quer investir na saúde de Paço do Lumiar

A Prefeitura Municipal de São Luís, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), iniciou este mês estudos que podem culminar (vejam só!) com investimento de recursos públicos da capital na saúde do município de Paço do Lumiar.

Isso mesmo!

Por meio de portaria assinada no dia 16 de setembro, o secretario municipal de Saúde, César Félix, instituiu uma comissão de inventário na pasta com o objetivo exclusivo de avaliar a viabilidade do aluguel de um prédio para instalação de uma unidade de saúde. O imóvel em questão é a Policlínica do Maiobão, localizada no município de Paço do Lumiar, um dos quatro da Grande Ilha.

Para “analisar, relacionar e inventariar, no que concerne à qualidade, quantidade e especificações, os materiais o bens permanentes, bem como os equipamentos alocados […] para eventual processo de aluguel”, segundo consta na Portaria 148/2013-SEMUS, estão designados 14 servidores, desde uma superintendente, até técnicos da secretaria.

Além da análise superficial, a Comissão de Inventário da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís que trabalhará em Paço do Lumiar está autorizada a requisitar aos setores competentes o envio de funcionários especializados para a avaliação de dados mais específicos e emissão de parecer, quando for o caso.

A questão é: se há dinheiro para alugar um prédio em Paço do Lumiar e equipá-lo para atender, por que não colocar para funcionar a UPA do Maracanã – que começou a ser construída na gestão João Castelo (PSDB), foi abandonada por ele e atualmente ninguém sabe o que será feito da estrutura?

Por que não reativar as unidades mistas e os Socorrinhos nos bairros?

Por que não reativar o Socorrão III, no Anjo da Guarda?

E, ainda: é legal o Município de São Luís investir recurso público numa cidade vizinha?

Questionamentos que precisam de resposta.

Com a palavra, a Prefeitura de São Luís e o Ministério Público.

Blog do Gilberto Léda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.