Detran-MA realiza ação de conscientização em bares durante a Semana Nacional de Trânsito

Cerca de dois milhões de pessoas morrem por ano no mundo vítimas de acidentes de trânsito. Um dos grandes aliados desta estatística é a mistura entre álcool e direção, mesmo com o enrijecimento da lei seca, que impõe ao condutor sob efeito de álcool multa de R$ 1.915,40, além de suspensão do direito de dirigir, o infrator estará sujeito a prisão de seis meses a três anos.

Trabalhando com o tema da Semana Nacional de Trânsito, “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidade e escolhas”, o Departamento de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), realizou neste final de semana, em bares da Lagoa da Jansen e da Avenida Litorânea ações educativas para alertar a população do risco dessa combinação mortal em parceria com a Associação Maranhense de Bares e Restaurantes.

A equipe de Educação para o Trânsito do Detran-MA distribuiu material educativo sobre a combinação perigosa álcool e direção e realizou o teste do bafômetro (etilômetro) educativo que muitas pessoas tinham curiosidade em fazer o teste para saber se realmente funciona.

“Estou bebendo deste o começo da noite, sempre quis saber se realmente o teste funcionava, agora depois de fazer tive a certeza que sim. Apoio essa iniciativa do Detran-MA, pois acontecem tantos acidentes na nossa cidade, imagina com pessoas alcoolizadas esse número e a gravidade só tendem a aumentar”, afirmou Manoel Costa, professor de matemática.

Além do teste do bafômetro o Detran-MA presenteou com camisas os anjos da noite, aquelas pessoas que não ingerem álcool para assumir a direção do carro. Foi o caso da professora Karen Oliveira, “é muito legal essa iniciativa do Detran-MA, as pessoas precisam ter consciência do perigo de dirigir alcoolizadas. Hoje sou o anjo, meus amigos e eu temos um acordo, antes de sair escolhemos o anjo da vez”.

A publicitária Janice Quaresma relata que sempre é o anjo, pois não consome bebidas alcoólicas. “Quando saio com os amigos sempre sou o anjo, tenho a consciência de não ingerir álcool. Bebo só às vezes, no entanto, só quando não preciso dirigir”, destacou.

Em cada estabelecimento visitado pela equipe do Detran-MA, havia uma mesa preta com uma lápide escrita “Reservado para quem bebeu e dirigiu”. A mesa chamou a atenção de muita gente, principalmente de quem estava bebendo e pensava em dirigir. “Para ser sincero até pensei em dirigir hoje, por que bebi só um pouco, no entanto quando olhei a mesa e lembrei de um amigo que faleceu há 5 anos em um acidente de trânsito, quando ele ingeriu álcool, perdeu o controle do carro e bateu em um poste no interior do estado. A gente pensa que nunca vai acontecer conosco e a verdade é que pode sim acontecer. A minha namorada que não bebi vai levar o carro hoje”, disse Eduardo José Ribeiro, autônomo.

André Campos, Diretor Geral do Detran-MA, participou da ação e conversou com várias pessoas sobre a ação educativa. “Estamos alertando a população do perigo de dirigir, após ter consumido bebida alcoólica. A Semana Nacional de Trânsito alerta o Brasil inteiro sobre a necessidade de ser responsável não apenas por você, mais também por quem está do seu lado. Queremos mostrar à população que uma escolha pode mudar toda a sua vida e de quem te ama também.

Nos próximos dias, o Detran-MA continuará desenvolvendo ações para sensibilizar os motoristas da capital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.