Detran-MA explica facilidade do processo de emplacamento de veículos com novo sistema

Atendendo às resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), trabalha desde o dia  29 de agosto com novo sistema de placas com código de barras, em convênio com a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac-São Luís). Este sistema garante ao usuário mais segurança, pois é a partir dele que as placas novas serão confeccionadas com itens de segurança que dificultam clonagens. Dentre os itens de segurança, o código de barras está configurado ao sistema de rastreamento de placas, que permite o acompanhamento das rotinas de distribuição, produção e auditoria das estampadoras credenciadas pelo Detran-MA, além de dar às placas identidade registrada no sistema por meio do código. O rastreamento acontece desde a produção da placa até a instalação no veículo, evitando a existência de fraudes.

Para o Diretor Geral do Detran-MA, André Campos, este novo sistema de placas trará mais segurança ao usuário e é mais um avanço do Detran do Maranhão. “Hoje o Maranhão é o 10º estado do Brasil a atender a essas resoluções. Para nós é uma conquista, pois essas placas dificultam a clonagem e mostram também que o Detran-MA vem investindo cada vez mais em melhorias tanto no atendimento quanto nos serviços oferecidos aos usuários, conforme determinação da Governadora do Estado”, afirmou.

Para emplacar seu veículo (veículo novo), o usuário pode ir direto à sede do Detran-MA, que fica na Avenida dos Franceses S/N – Vila Palmeira, das 8h30 às 15h30, e realizar todos os procedimentos em tempo hábil sem precisar sair de dentro do Departamento. Antes do emplacamento é necessário registrar o veículo junto ao Departamento.

Procedimentos para o Registro do Veículo

 1º- O usuário deve levar seu veículo para a fila no setor de vistoria do Detran-MA, com a nota fiscal do veículo junto com um documento de identificação com foto e a devida cópia. (Caso o veículo seja financiado, o usuário precisa levar o contrato de financiamento do veículo à Fidúcia Documentação Limitada (FDL), que fica no mesmo prédio do Detran-MA para ser cadastrado no sistema gratuitamente).

2º- Com o veículo na fila para o aguardo da vistoria, o usuário deve se dirigir aos guichês da vistoria para apresentar os documentos (nota fiscal do veículo, documento de identificação com foto e a Xerox).

3º- Após apresentar os documentos no guichê, o usuário receberá a ficha de vistoria e deve retornar ao veículo e aguardar sua vez para a realização do procedimento de vistoria.

4º- Com a vistoria concluída, o usuário deve aguardar cerca de 30 minutos para que receba o documento de conclusão da vistoria no mesmo local.

Procedimentos para o emplacamento do veículo

 1º- Com o documento de vistoria em mãos, o usuário deve ir à Secretaria da Fazenda, que atende também no próprio prédio do Detran-MA, para que seja lançado no sistema o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor) e seja gerado o boleto deste documento.

– Em seguida o usuário deverá se dirigir ao setor de atendimento para que seja cadastrado o documento e para que ele possa receber as taxas de emplacamento; Dpvat; e serviço de confecção de placas.

3º- O usuário deve pagar as taxas no Banco do Brasil ou correspondentes, dentro do próprio Detran-MA, e aguardar o prazo de 24 horas dado pelo banco para que a transação seja efetuada. Após este prazo o usuário deve retornar ao Detran-MA e se dirigir ao setor de atendimento para receber o Certificado de Registro de Veículos (CRV) e o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de veículos).

4º- Com CRV e o CRLV em mãos, o usuário deve se dirigir ao contêiner de recebimento de placas da APAC-MA, no pátio do Detran-MA, receber as placas e seguir para a fila da vistoria para que o processo seja finalizado com a instalação das placas no veículo.

4 pensou em “Detran-MA explica facilidade do processo de emplacamento de veículos com novo sistema

  1. Ainda coloca o título como facilidade. Essa porcaria de DETRAN que temos no Maranhão é um setor onde mais vemos corrupção, roubo, entre outras coisas. Quantos não já passaram pela vistoria com carros totalmente irregulares, através de propinas para vistoriadores, quantos, não tem acesso a selos do DETRAN e emplacam carros nas proximidades do departamento na Vila Palmeira. O departamento é muito falho, com pessoal incapacitado que não se presta a dar uma informação correta, e o cidadão tem que voltar inúmeras vezes para emplacar ou transferir um veículo, por conta de informação incompleta e não detalhada da documentação necessária para os procedimentos. O DETRAN MA, assim como outros em nosso país é moeda de troca nas campanhas políticas, de outra maneira chamadas de aliança entre partidos. Quando na verdade os interesses econômicos dos candidatos os levam a fazer esta aliança já levando em consideração o “faturamento” que terá se ficar com o Departamento de Trânsito. Fica aqui o desabafo que nada servirá, onde no máximo sendo feito uma reportagem/denúncia poderão mostrar para sociedade as irregularidades do departamento, que cairão no esquecimento do cidadão de memória volátil, como casos famosos em nossa cidade relacionados a uma concessionária de marca e o departamento.

  2. Ainda coloca o título como facilidade. Essa porcaria de DETRAN que temos no Maranhão é um setor onde mais vemos corrupção, roubo, entre outras coisas. Quantos não já passaram pela vistoria com carros totalmente irregulares, através de propinas para vistoriadores, quantos, não tem acesso a selos do DETRAN e emplacam carros nas proximidades do departamento na Vila Palmeira. O departamento é muito falho, com pessoal incapacitado que não se presta a dar uma informação correta, e o cidadão tem que voltar inúmeras vezes para emplacar ou transferir um veículo, por conta de informação incompleta e não detalhada da documentação necessária para os procedimentos. O DETRAN MA, assim como outros em nosso país é moeda de troca nas campanhas políticas, de outra maneira chamadas de aliança entre partidos. Quando na verdade os interesses econômicos dos candidatos os levam a fazer esta aliança já levando em consideração o “faturamento” que terá se ficar com o Departamento de Trânsito. Fica aqui o desabafo que nada servirá, onde no máximo sendo feito uma reportagem/denúncia poderão mostrar para sociedade as irregularidades do departamento, que cairão no esquecimento do cidadão de memória volátil, como casos famosos em nossa cidade relacionados a uma concessionária de marca e o departamento. Ouvidoria!

  3. Sempre que temos o discurso “para sua segurança”, algo fica mais caro, lamentavelmente com uma menor concorrência e a piora do serviço em virtude do crescimento das garras do estado.

  4. Boa tarde Marcelo,

    Gostaria de saber como funciona o processo de emplacamento de um veículo (moto) que foi adquirido via leilão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.