Fábio Câmara defende Secretaria Municipal Portuária para São Luís‏

Pelo tamanho e importâncias econômica e estratégica do porto do ITAQUI, São Luís necessita, pra ontem, de uma Secretaria Municipal Portuária. Enquanto eu estou escrevendo esse texto, São Luís, nossas praias, nosso ecossistema marinho, a saúde dos munícipes e a nossa economia, pelo viés do turismo, estão enfrentando um GRANDE PERIGO REAL. Está fundeado na Baia de São Marcos, na costa da nossa Ilha querida, um navio carregado com quase 400 toneladas de minério de ferro e abastecido com milhares de litros de óleo.

Trata-se do navio cargueiro VALE INDONÉSIA que teve o seu casco avariado após efetuar manobra desastrosa nas nossas águas, ainda no dia de ontem. Este incidente serve para chamar a nossa atenção total para questões que estão, no mínimo, ausentes das discussões urgentes da ordem do dia da administração da nossa capital. Só a título de provocação, cito, a seguir, algumas dessas questões que entendo serem da maior relevância.

01- Como é feito o acompanhamento do manejo das águas de lastro dos navios que aportam no ITAQUI? Essas águas de lastro que servem para dar estabilidade para os navios durante a navegação, podem trazer contaminantes biológicos e químicos para o nosso mar. Lixo e outros contaminantes podem estar sendo despejados na nossa piscina natural e nós sequer estamos nos dando conta disso;

02- Uma vez que esses navios fazem viagens, geralmente, longas, uma grande quantidade de lixo (resíduos sólidos descartáveis) é produzida. Quanto, em números, isso representa e qual a destinação que é dada para esse passivo ambiental? Ao falarmos em PASSIVO AMBIENTAL estamos falando de milhões de reais, de dólares ou de euros que a prefeitura pode estar deixando de arrecadar por pura miopia administrativa;

03- As políticas sanitárias próprias e necessárias, aplicáveis a portos e aeroportos internacionais, só são lembradas por nós quando assistimos a filmes hollywoodianos do tipo “EPIDEMIA”. Mas o vírus H1N1 e as suas possíveis mutações podem ser trazidos até nós pelos navios oriundos do oriente, quer seja pelo lixo que eles transportam e que, possivelmente, descartam por aqui; quer seja pelo contato pessoal com a tripulação. Nessa última modalidade de contato VALE ainda ressaltar das notícias que se tem de meninos e meninas sendo conduzidos(as) à bordo para verdadeiras reuniões de orgias de onde resultam a elevação dos índices de contaminação pelo vírus HIV, gravidez na adolescência e muitos outros males a esse tipo de prática relacionados.

Em 2011 um outro navio (VALE BEIJING) também sofreu um grave acidente na costa de São Luís e a prefeitura (Castelo) em nada se manifestou. Eu entendo que, antes de vivermos no Estado, as cidadãs e os cidadãos moram e vivem, mesmo, é no município. Eu entendo que ADMINISTRAR é ter à vista e bem planejadas todas as ações que dizem respeito à qualidade de vida de cada munícipe.

O prefeito se elegeu prometendo um choque de gestão, prometendo a criação de sub prefeituras e de várias secretarias novas e tudo o que temos até agora são secretarias fantasmas e secretários que se revezam numa dança de cadeiras e em atos de nulidade e incompetência. Márcio Jardim é secretário de que mesmo? O que esse moço fez ou faz, para além de turismo em BRASÍLIA e no EXTERIOR? A secretaria de orçamento participativo tem participado de que na atual gestão? Existe na prefeitura de São Luís uma secretaria e uma secretária de ciências e tecnologia. Mas, então, como justificar que o software utilizado pela fazenda pública municipal seja fornecido e administrado por uma empresa de São Paulo, pondo nas mãos de terceiros informações sigilosas, com sigilo assegurado por lei, nas mãos e à mercê de interesses de terceiros. Caberia também à Senhora TATI LIMA, secretária da pasta em questão, informatizar e interligar de modo sistêmico e moderno toda a prefeitura. Os diários escolares, por exemplo, que depois de nove meses de gestão ainda não foram entregues nas escolas de São Luís, poderiam, facilmente, já ser informatizados. NEM PAPEL E NEM TECNOLOGIA!

Na SMTT a dança das cadeiras continua. É um secretário por trimestre. Na verdade, mesmo antes do prefeito assumir, dois outros nomes foram por ele indicados e desistiram. Parece que estavam antevendo o parangolé futuro que os aguardava. A primeira secretária falou muito pouco e fez quase nada. A segunda não teve sequer a coragem para falar e nada fez. Já o terceiro, que agora assume, o que fez foi no passado e O SEU PASSADO O CONDENA. Vamos ver se dura 3 meses!

É por isso que, na próxima semana, apresentarei na câmara de vereadores, Lei Autorizativa ao executivo para que crie a SECRETARIA MUNICIPAL PORTUÁRIA que, assim entendo, contribuirá em muito para o bem da nossa cidade, qualificando a administração municipal e alavancando fatores da vida ludovicense relativos a EMPREGO, RENDA, ARRECADAÇÃO PÚBLICA, SANEAMENTO, SAÚDE, SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.