As falácias de José Reinaldo Tavares

“É bom lembrar sempre que eu deixei de ser eleito senador em 2006, quando vencemos as eleições contra Roseana, porque não quis abandonar o projeto de fazer a oposição vencer a família Sarney, como de fato aconteceu. Se tivesse pensado só em mim, como, aliás, todos antes de mim fizeram, nós teríamos perdido a eleição e hoje não existiria esse clima de mudança que domina o Maranhão. E paguei caro por isso. Todos sabem. Portanto, a oposição deve a mim um mandato de senador, embora tenha sido a própria oposição que tenha impedido a minha eleição em 2010 ao senado, pois – até hoje não foi explicado – apareceu mais um candidato, de maneira inesperada, que só serviu para dividir nossos votos e impedir a eleição de um membro da oposição.

As palavras acima é um trecho do mais recente artigo do ex-governador José Reinaldo Tavares e demonstra que o PSB maranhense está longe de um acordo ou mesmo de unidade sobre a candidatura ao Senado Federal.

Tavares, como se pode ver, lamenta uma suposta ingratidão por parte de setores oposicionistas pelo fato de até hoje não ter um mandato como uma espécie de homenagem por ter usado a máquina do Governo do Estado para derrotar o grupo Sarney em 2006, quando era governador.

Ora, meus queridos leitores, por incrível que possa parecer é exatamente o contrário, ou seja, é Zé Reinaldo que deve tudo à oposição. Explica-se.

Quando resolveu cuspir no prato que comeu e romper com o senador José Sarney, seu aliado de mais de 40 anos, foi a oposição que lhe deu sustentação e apoio para administrar a reação da “oligarquia”. Zé Reinaldo era visto com desconfiança por “11″ em cada “10″ oposicionista maranhense na época do rompimento.

Ao romper com o sarneysismo, Tavares tinha três opções: voltar à casa paterna de forma humilhante; se aliar definidamente à oposição ou ficar na dele e ser cassado pela Assembleia Legislativa.

Não custa lembrar que chegou a ser articulado o impeachment do então governador!

Vale lembrar também que esse mesmo Zé Reinaldo, que hoje chora por uma mandato de senador, chegou a ser lançado a prefeito de São Luis em 2008 pelas oposições, mas esnobou o convite na época feito PSDB.

Dizer que foi obrigado a permanecer no governo por “altruísmo” é mais uma falácia do ex-governador José Reinado, pois  como é que ele poderia deixar o governo, já rompido com Sarney, se o seu vice era Jura Filho, sarneysista convicto desde criancinha?

Enfim, o ex-governador não tem do que reclamar da oposição e se reclama é de barriga cheia.

Depois do ex-presidente José Sarney, quem mais José Reinaldo Tavares deve favores é a oposição maranhense.

E não se elegendo a nada em 2014, Zé Reinaldo ao menos já tem a garantia de uma eleição certa: a de maior ingrato da história política do Maranhão.

É a opinião Blog do Robert Lobato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.