Vereador Roberto Júnior apresenta painel sobre projeto Banco da Cidade

Estimular o empreendedorismo por meio de empréstimos a juros baixos e sem burocracia foi o tema do painel realizado nesta segunda-feira (19), na Câmara Municipal de São Luís.

O painel foi proposto pelo vereador Roberto Rocha Júnior (PSB) e contou com a participação do Gerente Regional do Banco do Nordeste, Francisco Jaildo; Gerente de Micro-finanças do Banco do Nordeste, Alanison Oliveira; Diretora Executiva do CEAP-MA, (Centro de Apoio ao Pequeno Empreendedor) Claudia Cisneiros; Gerente Comercial do CEAP-MA, Karina Marçal; Secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Marcelo Coelho e o Secretário extraordinário de Assuntos Políticos, Osmar Filho.

Na abertura do painel, Roberto Rocha Júnior ressaltou a importância de se criar parcerias entre o poder público e as instituições financeiras, para oferecer linhas de créditos acessíveis às pessoas de baixa renda. Ele propôs a criação do Banco da Cidade, que será destinado a oferecer empréstimos, a juros baixos e sem burocracia, a pequenos empreendedores informais e microempresários, que possuem dificuldades de acesso ao sistema financeiro tradicional.

“Hoje, o maior empecilho de acesso a empréstimos por parte dos pequenos empreendedores, é a burocracia e as taxas de juros que são muito altas. Dessa forma, o objetivo da criação do banco da Cidade, é facilitar e desburocratizar o acesso ao crédito, para que as pessoas de baixa renda possam começar ou ampliar seu tão sonhado negócio”, disse.

Logo após a fala De Roberto Júnior, Alanison Oliveira (Gerente de Micro-finanças do Banco do Nordeste), explicou sobre a importância dessa parceria entre a prefeitura e o Banco do Nordeste para a criação do banco da cidade, pois ela irá garantir que muitas pessoas saiam do assistencialismo, gerando, assim emprego e renda para elas e suas famílias. Ele disse ainda que o microcrédito produtivo orientado é uma política pública que não onera os cofres públicos, pois a metodologia do Banco do Nordeste é auto-sustentável.

“A pessoa que tiver interesse em participar do programa será visitada pelo assessor do banco, que fará uma avaliação financeira e patrimonial. Dessa forma, o crédito sairá na medida certa da capacidade de pagamento daquele empreendedor, que receberá ainda orientação empresarial e ambiental e pequenas dicas de controle, a fim de garantir a sustentabilidade do seu negócio”, ressaltou.

BANCO DA CIDADE

De acordo com o projeto, o Banco da Cidade será uma parceria entre o Banco do Nordeste, por meio dos programas Credi amigo e Agro amigo, com a prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Pesca e Abastecimento – SEMAPA. O objetivo é estimular a economia popular e fomentar o empreendedorismo das pessoas que não dispõe de um emprego formal e daquelas que querem ampliar seus negócios.

O valor do empréstimo varia de R$ 100 á 15 mil reais e a taxa de juros será de 0,25% ao mês.

À prefeitura caberá a responsabilidade de expandir o programa, fazendo com que a população tenha conhecimento dele, organizar a demanda e repassá-la ao banco para que eles possam aplicar a metodologia do microcrédito produtivo e orientado. Com isso, a Cidade irá gerar mais investimentos duradouros, emprego, renda e diminuir o êxodo de empreendedores para outras cidades.  O Banco da Cidade será um instrumento propulsor de desenvolvimento econômico para São Luís.

1 pensou em “Vereador Roberto Júnior apresenta painel sobre projeto Banco da Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.