Marcos Caldas destaca importância do Painel sobre Reforma Política

O deputado Marcos Caldas (PRB) destacou, na sessão desta segunda-feira (19), o sucesso do Painel sobre Reforma Política, proposto por ele e que aconteceu no Plenário da Assembleia Legislativa, na sexta-feira (16). Presidente da Comissão Especial da Reforma Política, Caldas agradeceu a todos que contribuíram para o Painel e disse que as propostas serão encaminhadas à Comissão Nacional da Reforma Política do Congresso Nacional, em forma de contribuição do Maranhão.

Marcos Caldas relacionou as autoridades e especialistas que estiveram presentes, entre eles o presidente do TRE, desembargador José Bernardo; o corregedor Eleitoral do TRE, desembargador Fróz Sobrinho; o presidente da OAB, Mário Macieira; o procurador Eleitoral, Juraci Guimarães; o cientista político Wagner Cabral; o professor Flávio Braga, do IMED; Rodrigo Lago, do Conselheiro da OAB Federal; e Carlos Lula, consultor legislativo.

Também compareceram diversos deputados, entre eles Rubens Júnior (PCdoB), o relator do Painel; Edilázio Júnior (PV), vice-presidente da comissão; as deputadas Vianey Bringel (PMDB) e Gardênia Castelo (PSDB), além dos deputados Max Barros (PMDB), Marcelo Tavares (PSB) e Jota Pinto (PEN); e o deputado federal Costa Ferreira (PSC).

O deputado do PRB afirmou que foram debatidos temas polêmicos como o fim das coligações, voto em lista, cláusula de barreira, financiamento de campanha, voto distrital e fidelidade partidária, com alguns apresentando algum tipo de consenso, outros não.

APARTES

Diversos deputados fizeram apartes ao discurso feito por Marcos Caldas, a exemplo de Hélio Soares (PP), Jota Pinto, Roberto Costa (PMDB), Alexandre Almeida (PSD) e Edilázio Júnior, que elogiaram a iniciativa e disseram que o Painel serviu para debater um tema que mostra consenso em torno de poucos pontos.

“Discutimos quatro eixos, onde a população e todos que estiveram presentes puderam fazer suas perguntas, puderam debater. Foram tiradas as dúvidas de muitos e pessoas de alto nível estiveram aqui para fazer suas explanações e seus debates para que a população tirasse as suas dúvidas. Vamos formar agora o relatório, vamos votar e vamos levá-lo até Brasília para que o Congresso Nacional, para que a Comissão da Reforma Política Nacional possa aproveitar alguns itens do que foi discutido aqui e para que eles possam saber a posição do Maranhão quando se trata da Reforma Política”, afirmou.

Waldemar Ter / Agência Assembleia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.