Dinheiro desviado por cunhado beneficiou José Reinaldo, Jackson e Flávio Dino em 2006…

Blog do Marco D’Eça

O ex-secretário de Infraestrutura, João Cândido Dominici (foto), agora condenado por participação no esquema das estradas fantasmas, é uma espécie de boi de piranha do cunhado, o ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB).

Em 2005, Dominici desviou os R$ 20 milhões – e agora vai para a cadeia por causa disso – como mais uma forma de angariar recursos para beneficiar José Reinaldo e seus aliados na campanha de 2006: o pedetista Jackson Lago, que seria candidato a governador, e o comunista Flávio Dino, escolhido pelo próprio Tavares como seu candidato a deputado federal.

O esquema funcionou assim: Dominici contratava empresas indicadas por José Reinaldo para obras de mentira – estradas que ligavam o nada a coisa alguma.

O dinheiro era dividido entre empreiteiras e fiscais da Sinfra. As empresas, por sua vez, devolvia parte ao cofre eleitoral reinaldista que financiou a eleição de Jackson e Flávio – e qu foi desmascarado na justiça eleitoral.

No ano seguinte, o da eleição, com os cofres cheios, José Reinaldo atraiu prefeitos para apoiar seu candidato a governador e, principalmente, o seu candidato a deputado federal, que nunca havia disputado a eleição.

Flávio Dino recebeu milhares de votos em Caxias e em Tuntum, município que sequer conhecia.

A condenação de João Dominici é apenas mais uma das consequências dos esquemas de corrupção que imperou no governo reinaldista e beneficiou diretamente a Flávio Dino.

Em 2007, o próprio José Reinaldo já havia sido preso e responde a processo por outro esquema de desvio de dinheiro, que ficou conhecido por Operação Navalha.

Em 2009, o próprio Jackson Lago foi cassado pela Justiça Eleitoral, comprovando os crimes eleitorais com os convênios que beneficiaram também Flávio Dino.

Dominici é, portanto, só o boi de piranha usado nos esquemas de José Reinaldo.

E Flávio Dino fruto direto destes esquemas…

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.