Bombeiros salvam vítima de acidente na BR 135 quando voltavam de missão do TJMA

Os sargentos do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMA), Marcos Alberto Diniz Abreu e José de Ribamar Luzo, em um ato de bravura, salvaram a vida da aposentada Raimunda Mendes Diniz, 56 anos, vítima de acidente automobilístico na BR 135, próximo à localidade Entroncamento. O carro em que a aposentada viajava com o marido e o filho caiu em um riacho, ficando submerso.

No momento do acidente, os bombeiros, que trabalham no Tribunal de Justiça (TJMA) e no Fórum Des. Sarney Costa, passavam pelo local, após realizarem vistorias em prédios de comarcas do interior do estado.

O presidente do TJMA, desembargador Antonio Guerreiro Júnior; o corregedor- geral da Justiça, desembargador Cleones Cunha; e o diretor do Fórum de São Luís, juiz Sebastião Joaquim Lima Bonfim, reconheceram o ato de bravura dos bombeiros militares.

“Eles foram nossos anjos da guarda. Foi Deus que os enviou para aquele local”, relembra emocionada Raimunda Mendes. Ela conta que no momento do acidente chovia muito e o carro deslizou na pista, capotou e caiu dentro de um riacho. “O veículo afundou na água barrenta, ficando apenas com os pneus do lado de fora”, descreveu.

A aposentada disse que ingeriu muita água e que dias depois do acidente passou a sentir dores no peito e dificuldade para respirar, procurando atendimento médico, quando foi diagnosticado início de pneumonia. “Graças a Deus tive apenas ferimentos leves nos pés, mas até hoje tenho medo de viajar de carro, pois fiquei com sérios traumas psicológicos”, acrescenta a vítima.

Vítima ficou presa pelo cinto de segurança

O Sargento Abreu conta que por volta das 16h, do último dia 7 de março, viajava com o Sargento Luzo; o chefe do gabinete Militar do TJMA, o coronel da Polícia Militar Pedro de Jesus Ribeiro dos Reis; e o motorista do Gabinete, Jesus Silva Pinheiro, voltando de uma missão na Comarca de Caxias. De repente, o automóvel que seguia na frente do carro do Tribunal deslizou na pista molhada e caiu numa ribanceira. Dois passageiros e o motorista conseguiram sair do veículo já submerso no riacho, ficando a aposentada Raimunda Mendes presa pelo cinto de segurança.

Imediatamente, os sargentos mergulharam no riacho, retiraram a vítima e a colocaram em cima do veículo. “Ela estava consciente, mas muito nervosa e chorando bastante”, lembra o Sargento Abreu. Os militares fizeram os primeiros atendimentos e um caminhoneiro que passava pelo local jogou uma corda para que os militares fizessem as amarrações e retirassem a vítima, que  foi transportada para São Luís pelos bombeiros.

Desespero – Abreu conta que o marido e o filho da aposentada, Raimundo Martins Magalhães, 59 anos, e David Diniz Magalhães, 27 anos, estavam muito nervosos, tentando retirar a mulher de dentro do carro, quando os bombeiros chegaram. O veículo era dirigido por um amigo da família que mora em São Luís e retornava da cidade de Santa Luzia do Paruá.

“O primeiro pensamento que veio à minha cabeça no momento do acidente foi a minha mãe. Não medi esforços, mergulhei no riacho imediatamente e nem tive tempo de retirar documentos do bolso, pois o objetivo era agir rápido e salvar a mulher”, conta Abreu. Ele  destaca que já participou de várias missões de resgate de vítimas de acidentes automobilísticos, mesmo em alguns casos não estando de serviço.

José de Ribamar Luzo ingressou no CBMA em 1988, trabalhando no 1º Grupamento de Incêndio, no Parque do Bom Menino. No ano seguinte passou a prestar serviços no TJMA. Marcos Alberto Diniz Abreu entrou para o CBMA em 1994, na Sessão de Combate a Incêndios, no Aeroporto de São Luís, e desde 2001 presta serviços no Fórum Des. Sarney Costa, no Calhau. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.