Luis Fernando se reúne com representantes do Conguarás em Cururupu

Para apresentar detalhes do Programa Viva Maranhão e as ações de combate à erradicação da pobreza extrema no Maranhão, o secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, se reuniu com prefeitos que integram o Consórcio da Região do Litoral Ocidental Maranhense-Consórcio da Floresta dos Guarás (Conguarás), na manhã de sexta-feira (9), no município de Cururupu. Na ocasião, ele ressaltou a importância das iniciativas para desenvolvimento do estado, com ações nas áreas de infraestrutura, educação, saúde e agricultura familiar.

“Viemos aqui para, também, dizer aos prefeitos que encaminhem suas propostas na área de geração de emprego e renda, para que sejam incluídas no Programa do Governo do Estado, claro que observando a vocação de cada município”, destacou o secretário. O Conguarás reúne os municípios de Apicum-Açu, Mirinzal, Serrano do Maranhão, Porto Rico, Guimarães, Bacuri, Cururupu, Cedral, Central do Maranhão e Bequimão.

Presentes, o prefeito de Cururupu e presidente do Conguarás, José Carlos Almeida Junior; e os prefeitos de Cedral, Fernando Cuba; de Guimarães, Nilce de Jesus Farias Ribeiro; de Serrano do Maranhão, Donaria Rodrigues; de Apicum-Açu, Cláudio Cunha; de Mirinzal, Amaury Santos; de Bacuri, Jose Balduíno; de Porto Rico, Rosa Ivone Braga; de Central do Maranhão, Benedito Sousa Barros; de Bequimão, Antonio José Martins. Também participaram da reunião os secretários de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho; de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Azevedo; de Assuntos Estratégicos, Alberto Franco; e o deputado federal Francisco Escórcio.

O prefeito José Almeida Júnior avaliou o encontro como positivo e uma demonstração de que a governadora Roseana Sarney quer trabalhar ao lado dos gestores do litoral ocidental. “Essa reunião é de extrema importância para nós, prefeitos da região, que hoje estamos aqui com três secretários de pastas importantes que vieram ouvir nossas demandas e nos ajudar a resolver os desafios”, observou. O evento contou, ainda, com representantes de comunidades e associações quilombolas (Fortaleza, Rio das Pedras e Aliança), rurais (Cocal, Rumo, Baiano e Riachuelo) e agropesqueiras (Aquiles Lisboa, Vinagreira e Maracujatiua).

Para Maria Nazaré Marques de Oliveira, representante de comunidades quilombolas e rurais, a explanação do secretário Luis Fernando Silva, abriu possibilidades de mais desenvolvimento. “A gente fica confiante, principalmente quem mora nas comunidades distantes, que só têm a beneficiar com o desenvolvimento sustentável de cada local. Nós esperamos que sejam feitas mais estradas vicinais para escoamento de nossa produção”, falou.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho, ressaltou a determinação do governo em transformar o Maranhão, a partir da base econômica, com fortalecimento das ações de transferência de renda e adesão dos municípios a programas como o de Aquisição de Alimentos (PAA) e Compra Local. Por meio das iniciativas, as prefeituras adquirem a produção dos produtores familiares e utilizam na merenda escolar dos alunos da rede municipal.

Segundo o secretário, o fortalecimento de programas como esses contribui para a geração de emprego e renda. “São elementos importantes, geradores de riquezas nos municípios que mostram que a transformação é possível e viável”, assinalou Fialho.

O secretário Luis Fernando Silva explicou que o Governo do Estado vai investir R$ 500 milhões no Programa de Erradicação da Pobreza por meio de ações como o fortalecimento da agricultura familiar, incentivo a pescadores artesanais, marisqueiros e na construção de 50 pequenas barragens na região da Baixada Maranhense. Ele destacou, ainda, o potencial do litoral ocidental. “Só conseguimos mudança com trabalho e isso é o que estamos propondo aqui”.

Luis Fernando ressaltou ações executadas na Baixada, como a obra na rodovia MA-014, trechos de Vitória do Mearim-Pinheiro e Pinheiro-Cujupe; e a pavimentação da estrada entre Pinheiro e Presidente Sarney, passando por Cururupu e Mirinzal. “O Governo do Estado está trabalhando em parceria com os municípios; os resultados já começam a ser sentidos, mas vamos fazer muito mais em benefício da população dessa região”, declarou o secretário de Infraestrutura.

Blog do Luis Cardoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.