Parecer de Gurgel abre discussão sobre destino do Governo em caso de cassação de Roseana

Blog do Gilberto Léda 

A emissão de parecer do parecer do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pela cassação da governadora Roseana Sarney (PMDB) e do vice-governador Washington Luiz (PT) reabre no meio político a discussão sobre o que pode acontecer caso os dois efetivamente percam o mandato.

Uma coisa é certa: haverá eleição indireta pela Assembleia Legislativa. E por quê?

Porque Roseana foi eleita no primeiro turno em 2010, com 0,08% a mais de votos que a soma de todos os outros candidatos. Sendo assim, não se pode dar posse ao segundo colocado.

E por que eleição indireta? Porque o mandato já está na sua segunda metade e, para a Justiça Eleitoral, acarretaria custos muito altos fazer nova eleição direta para um mandato tampão de menos de dois anos. Se a cassação ocorresse até dezembro do ao passado, o eleitor voltaria às urnas. Como não ocorreu, os deputados escolhem o novo governador.

Sendo assim, se Roseana for cassada junto com Washington, assume o Governo do Estado o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), com a obrigação de convocar a eleição indireta em 30 dias. Na AL, o processo seria comandado pelo deputado Max Barros (PMDB), que herdaria a Presidência da Casa.

E os candidatos são todos peemedebistas, mesmo partido da governadora: o próprio Arnaldo Melo, que jura de pés juntos trabalhar em 2014 pela eleição do secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando, seja o governador-tampão; Max Barros, que terá o comando da Assembleia como trunfo para entrar numa possível disputa; ou Luis Fernando mesmo, que se elegeria agora indiretamente e disputaria a reeleição sentado na cadeira de governador.

Esta última hipótese, a propósito, é que a mais assombra a oposição. Mas é mais aceita entre a base governista para a eventualidade de uma cassação da governadora.

 

1 pensou em “Parecer de Gurgel abre discussão sobre destino do Governo em caso de cassação de Roseana

  1. NOSSA GOVERNADORA ESTAVA TRANQUILA FOI SÓ APARECER ESSE MENSALEIRO DO PT PARA SER VICE DELA A COISA FICOU FEIA PRA TODOS DO GRUPO NOSSO INCLUSIVE PRA ELA ROSEANA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.