Pedestres e motoristas aprovam campanha educativa do Detran-MA sobre o respeito a faixa de pedestres

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA) iniciou na manhã desta segunda-feira (5/08) na faixa de pedestre em frente ao Centro de Ensino Médio Margarida Pires Leal, no bairro da Alemanha, em São Luís, a campanha educativa “No trânsito, todo mundo é pedestre”, que tem como objetivo chamar a atenção e alertar os motoristas e pedestres sobre os cuidados e respeito que se deve ter na travessia da faixa de pedestres.

A campanha que acontece para lembrar o dia do pedestre (8/8) acontece durante toda a semana na frente de 10 escolas públicas e particulares de São Luís de diversos bairros e já teve a aprovação de motoristas e pedestres. Na segunda-feira (05/08), a campanha também aconteceu no Colégio Santa Teresa, no centro da capital.

“É muito legal ver que o Detran-MA tem preocupação com o pedestre e usa a educação para o trânsito principalmente nesse retorno às aulas nas faixas de pedestre! A iniciativa é muito boa!”, enfatizou a dona de casa e mãe, Maria da Conceição Silva, 34 anos, que levava o filho Roberto, de 6 anos, ao colégio do Sesi.

“Estamos nas escolas para preparar o futuro condutor e alertar os pais. É importante que todos, motoristas, motociclistas e pedestres se comprometam a respeitar a faixa de pedestre e as leis de trânsito. A campanha tem tido uma receptividade muito boa e esperamos alcançar bons resultados ao longo dessa primeira semana de ação!”, enfatizou o Diretor Geral do Detran-MA, André Campos que participou in loco da campanha.

“Foi muito bacana atravessar a faixa na companhia do pessoal do Detran. Acho que iniciativas como essa devem acontecer sempre porque os motoristas nem sempre respeitam a faixa de pedestre!”, disse o estudante  Paulo de Sousa Silva, de 13 anos, que diariamente usa a faixa.

“Infelizmente nem sempre dá pra parar na faixa. Eu sempre tento fazer meu papel como motorista, mas parabenizo o Detran pela iniciativa!”, destacou o motorista Paulo Silva Ayres.

A ação educativa conta com a distribuição de panfletos na forma de ventarolas para motoristas e pedestres, marcadores de texto para os alunos, sacolas de lixocar para os motoristas; tudo relativo à postura que o pedestre deve ter na travessia da faixa, os cuidados ao andar na calçada e na travessia onde não há faixa de pedestre, além da presença do mascote do Detran-MA, “Sinalito” que anima a ação educativa e da Companhia de Policiamento Rodoviário Independente  da PMMA que dá suporte.

De acordo com dados do Centro Integrado de Operações de Segurança – CIOPS, da Secretaria de Estado da Segurança Pública somente no primeiro semestre de 2013, foram registradas a morte de 20 pedestres por atropelamentos na ilha de São Luís. Apesar de o número parecer pequeno, diariamente acontecem inúmeros acidentes não fatais envolvendo pedestres.

Segundo informações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram atendidos pelos socorristas do serviço de emergência, até julho deste ano, 431 vítimas de atropelamento na Grande São Luís. Deste total, 253 foram atropeladas por carros, 136 por motocicletas, 29 por ônibus, 8 por caminhão e 5 por bicicleta. Em 2012, o registro de atendimentos chegou a 787 vítimas de atropelamento. Nesta terça-feira (06/08), a ação acontece no Colégio Crescimento, pela manhã e a tarde no Colégio Reino Infantil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.