‘Mega Operação do IBAMA em Buriticupu não tem data prevista para terminar’, diz Coronel do exército

Buriticupu – De acordo com levantamentos feitos na manhã desta quinta-feira (25), pessoas que tem como única fonte de renda atividades relacionadas à exploração de madeira, terão seus ganhos comprometidos.

Em conversa com o Coronel do Exército Almério Diniz, comandante da ‘Força-tarefa Pátria Brasil’, o mesmo nos informou que a operação do IBAMA realizada em Buriticupu e região não tem data para terminar.

O Exército Brasileiro está dando apoio ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) em ações de repressão a crimes ambientais e na redução do desmatamento ilegal abrangendo diversos municípios do Oeste do Maranhão, na Operação denominada de ‘HILÉIA PÁTRIA’.

Os militares inicialmente atuaram nas Terras Indígenas do ALTO TURIAÇU, AWÁ eCARÚ, e agora, na sua segunda fase da Operação, estarão presentes na Reserva Biológica do GURUPI e diversas regiões do município de Buriticupu e adjacências.

As atividades do Exército envolvem as áreas de logística, de comunicações, de inteligência, de segurança das instalações, além de segurança das equipes do IBAMA e das demais agências governamentais.  O Comando Militar do Nordeste está participando da Operação com 700 homens, 92 viaturas, 02 carros de combate blindados (“tanques”), 02 helicópteros, além do estabelecimento de um Hospital de Campanha.

Paralelo à Operação, serão realizadas Ações Cívico-Socias (ACISO) em escolas, postos de saúde e comunidades carentes em coordenação com as diversas Secretarias Municipais nas localidades em que haja atuação do Exército.

Por Antônio Marcos

Com informações da Seção de Comunicação Social da Força-Tarefa Pátria Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.