Ações da Secretaria promove melhorias na Saúde de São José de Ribamar

Secretário Rodrigo Valente durante capacitação do "Saúde na Escola"

O secretário de Saúde do município de São José de Ribamar, Rodrigo Valente, tem sido um dos principais suportes da gestão do prefeito Gil Cutrim. As ações de Valente colocam a Saúde como uma das mais produtivas do município. Entre os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria está a capacitação de profissionais do programa “Saúde na Escola”, realizado no início do mês.

“Repassamos aos profissionais informações sobre o “Saúde na Escola” e os seus objetivos, que visam estabelecer estratégias de integração da saúde e educação dentro do ambiente escolar e tendo como público-alvo os alunos da nossa rede municipal de ensino”, explicou o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Valente.

O PSE é voltado para crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira. Une saúde e educação para promover o desenvolvimento pleno desse público, aproveitando o espaço privilegiado da escola para práticas de promoção, prevenção da saúde e construção de uma cultura de paz.

“A partir de agosto, promoveremos, num primeiro momento, as ações do programa, que consistem em avaliação nutricional (peso, medida e altura), avaliação da saúde ocular das crianças, cultura da paz (doenças/agravos de violência) e realização de campanha contra as drogas, em 34 unidades de ensino. No entanto, nosso objetivo é implantar o PSE em toda a rede municipal de ensino no menor espaço de tempo possível”, completou Valente.

O Saúde na Escola vem contribuir para o fortalecimento de ações na perspectiva do desenvolvimento integral e proporcionar à comunidade escolar a participação em programas e projetos que articulem saúde e educação, para o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens brasileiros. Essa iniciativa reconhece e acolhe as ações de integração entre saúde e educação já existentes e que têm impactado positivamente na qualidade de vida dos educandos.

Participaram da capacitação, realizada no auditório da SEMUS, chefes de Unidades Básicas de Saúde e diretores das 34 Escolas Municipais onde as atividades do programa serão desenvolvidas a partir de agosto.

Com informações da Asscom

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.