Professores só voltam às aulas após governo cumprir acordo, diz sindicato

Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) anunciou, neste sábado (25), que os professores só retornam às aulas depois que o governo do Estado assinar o acordo de atendimento à pauta de reivindicações da categoria e enviar a proposta do novo estatuto para a Assembleia Legislativa do Maranhão (AL-MA).

De acordo com informações do Sinproesemma, a proprosta deve ser encaminhada para aprovação no Legislativo na próxima semana, conforme o compromisso assumido pelo governo.

Ao todo, foram realizadas 19 assembleias regionais, sendo aprovada a suspensão do movimento em 15 delas e, a continuidade, em quatro regionais. O resultado demonstra que a maioria dos educadores aceita os termos negociados entre o sindicato e o governo do Estado com relação à proposta do novo estatuto

AçailândiaBacabalBalsasBarra do CordaCodóImperatriz, Itapecuru-Mirim,Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra,RosárioSanta InêsSão João dos Patos,Viana e Zé Doca aprovaram o fim da greve. Já as regionais de TimonChapadinhaCaxias eSão Luís votaram pela continuidade. Em São Luís, a decisão pela manutenção da greve aconteceu com apenas cinco votos de diferença, em um universo de 393 votantes – 199 quiseram manter a paralisação e 194 disseram não.

“Tratamos  de questões estruturantes da carreira, que envolve a legislação atual, como a Lei do Piso e suas diretrizes com relação à correção de salários e à nova jornada. Também tratamos de resolver problemas históricos como o não pagamento de progressões, promoções e titulações, que até então não havia perspectivas de solução. Problemas que se acumularam ao longo de 19 anos porque o governo não cumpria o Estatuto do Magistério, aprovado em 94”, avaliou o presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro.

Os professores entraram em greve no mês passado para reivindicar a aprovação do estatuto da categoria, que já foi o motivo de uma paralisação de mais de dois meses no ano passado. O movimento deste ano completou um mês na quinta-feira (23).

G1.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.