É MOLE?! SET quer aumentar passagens

Blog do Gilberto Léda

Empresários ligados ao SET informaram ontem (23), durante reunião com representantes do Sindicato dos Motoristas do Transporte Rodoviário do Estado do Maranhão (STTREMA) que não há como bancar qualquer aumento à categoria sem a concessão de aumento de passagens na capital.

As reivindicações dos motoristas, fiscais e cobradores que trabalham no sistema de transporte coletivo incluem reajuste salarial da ordem de 15% e aumento de 23% no valor do ticket alimentação, que passaria dos atuais R$ 365,00 para R$ 450,00. Além disso, os rodoviários reivindicam a inclusão de dois dependentes nos planos de saúde e odontológico.

Para o vice-presidente do SET, Gilson Caldas Neto, as solicitações da categoria não condizem com a atual realidade do setor. Ele ressalta que o momento é de total colapso financeiro-operacional entre as empresas que operam o sistema de transporte da capital. Ele aponta “sucessivos prejuízos acumulados ao longo dos últimos nove anos”.

“Operamos hoje com a tarifa média mais barata de todo o país, e enquanto diversas cidades já concederam  reajustes recentes no preço da tarifa,  tivemos apenas um realinhamento financeiro em Fevereiro de 2010,  nos últimos nove anos. Temos arcado com todos os reajustes salariais da categoria dos últimos anos, sem a contrapartida do equilíbrio econômico-financeiro do sistema, que é de responsabilidade do Município de São Luis”, disse

Segundo ele, as fraudes também contribuem para o déficit. “O sistema de transporte coletivo de  São Luis possui um dos maiores índices de fraudes na utilização de gratuidades do Brasil, e, para agravar a situação, houve no início de 2013, o aumento de 9% do salário mínimo, dois aumentos sucessivos do diesel e a proliferação do transporte pirata na cidade”, completou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.