Será que o prefeito E de H Júnior irá à Câmara no próximo dia 27 ?

Dentre as poucas mas muito bem treinadas frases que o prefeito Holanda Jr. Repetiu durante toda a campanha eleitoral de 2012, há uma que me parece perfeita para ser lembrada hoje:

“- Eu só prometerei aquilo que eu puder cumprir.”

Foi o próprio prefeito quem se ofereceu para ir à câmara de vereadores de São Luís prestar esclarecimentos referentes à situação atual das finanças públicas do município. O prefeito prometeu. O prefeito poderia perfeitamente cumprir o prometido. Mas o prefeito não tornou à sua casa de origem política. Vale ressaltar que essa ainda não foi a audiência pública exigida pela Lei Complementar 101 – Lei de Responsabilidade Fiscal .

 

No próximo dia 27 é que essa exigência legal deverá ser cumprida. A bem da verdade o Sr. Prefeito não é obrigado a comparecer à câmara. Porém, em o fazendo, SUA EXCELÊNCIA dá provas de sua competência, compromisso popular, respeito e estima  para com o poder legislativo que há pouco integrou e dissipa por completo qualquer sombra de dúvida que possa pairar sobre o seu poder de liderança frente aos destinos políticos, sociais, ambientais, culturais e econômicos da capital do Estado.

A câmara de vereadores de São Luís viveu hoje dois grandes momentos que só foram diminuídos em face da ausência do prefeito Edivaldo de Holanda, em razão do caráter fechado da exposição das explicações do executivo representado por alguns assessores e secretários e por conta de que o despreparo da equipe governamental e de alguns vereadores não puderam ser devidamente documentados pela imprensa livre. Até o voto secreto já não existe nos parlamentos e entidades mais progressistas e mais democraticamente posicionadas.

Reuniões secretas na casa do povo me parece ser, no mínimo, um contra censo! Pelo que as nossas fontes puderam apurar, o vereador Fábio Câmara chegou a sugerir que a reunião fosse realizada em aberto mas foi voto vencido. De um lado Fábio Câmara, Marlon Garcia, Pavão Filho, Chaguinhas e Nato pugnando pela transparência de uma reunião aberta sem nada para esconder. Do outro lado todos os que se somaram ao prefeito E. de H. e optaram por se manterem em secreto. Há aqui uma curiosidade que não pode ser passada por alto.

O padrinho político do atual prefeito de São Luís – Flávio Dino – conta exatamente com o oposto desse tipo de atitude do prefeito EH Junior. Para Flávio o que interessa é que o seu prefeito EH “CRESÇA E APARECE”. Mas, ao que tudo indica, o prefeito, cartão de apresentação do Flávio Dino para O Estado do Maranhão,  cada vez mais se encolhe e prefere o secreto em detrimento do PÚBLICO. Vale destacar que o grande e poderoso comunicólogo do FACEBOOK, Márcio Jerry, apareceu na reunião mas não permaneceu na mesma até a sua conclusão. “Entrou  mudo e saiu calado.” Mas ainda há muita água para passar por debaixo dessa ponte.

O bom de tudo isso é saber que nem tudo está perdido. Há vereadores posicionados na casa do povo em favor da transparência. Transcorridas as duas reuniões, uma para o executivo mostrar as dívidas pretéritas e tentar justificar as dificuldades presentes e as possíveis não realizações futuras e a outra para explicar a necessidade de ajustes referentes ao regime previdenciário municipal, muito pouco ou quase nada foi resolvido ou encaminhado de fato e de direito, ficando todas ou quase todas as emoções reservadas para a reunião a ser realizada no próximo dia 27. E que bom seria se alguém do povo tomasse coragem e se posicionasse nessa ocasião simplesmente para mostrar ao Sr. Prefeito e aos que a ele se associam contra a transparência e contra a participação popular, que cabe ao povo conceder e arrancar as vozes daqueles que se negam a falar  por eles.

1 pensou em “Será que o prefeito E de H Júnior irá à Câmara no próximo dia 27 ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.