Amarildo defende municipalismo e pacto federativo em eleição da Famem

Prefeito Amarildo e o presidente da Famem, Gil Cutrim

O prefeito de São João Batista, Amarildo Pinheiro (PP), participou hoje da eleição da Federação dos Municípios Maranhenses, onde apoiou e votou na chapa única, encabeçada pelo prefeito reeleito de São José de Ribamar, Gil Cutrim (PMDB), da qual o peemedebista foi aclamado presidente da instituição que representa os prefeitos do estado do Maranhão.

A eleição aconteceu hoje na sede da institituição, localizada no bairro Parque do Calhau, em São Luis. O prefeito de Ribamar encabeçou a chapa única, chamada de “Futuro em Foco”, que reuniu prefeitos, entre eleitos e reeleitos, de todas as regiões do Maranhão.

O prefeito de São João Batista, Amarildo Pinheiro, votou em Gil Cutrim e comemorou agora a pouco, quando saiu o resultado da eleição, a vitória de Gil e defendeu o municipalismo. Em conversa com o Blog Folha de SJB, Amarildo Pinheiro disse que defende um municipalismo autêntico no Maranhão e expôs outras preocupações que estão sendo pautadas em sua administração municipal.

“Defendo um municipalismo autêntico, democrático, autônomo e em defesa intransigente do Pacto Federativo, dos Royalties equânime do petróleo aos municípios do Norte e Nordeste, e uma nova política pública de saúde”, disse Amarildo Pinheiro durante o encontro que aclamou Gil Cutrim para o biênio 2013/2014.

O gestor ainda defendeu a bandeira de um novo pacto para a Saúde. “Defendemos uma nova pactuação do Programa Saúde da Família, onde consideramos ser este método, como ai está, esfoliante e degolador aos gestores municipais que obrigatoriamente tem que fazer saúde pública para dar ibope ao Governo Federal com comprometimentos sérios aos cofres públicos, pondo o prefeito vulnerável ao crime de improbidade administrativa, caso não tome medidas drásticas sob o ponto de vista político administrativo”, atentou o prefeito de São João Batista.

ELEIÇÃO NA FAMEM

O prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim (PMDB), foi eleito, nesta quarta-feira (20), como novo presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) para o biênio 2013/14, com 178 votos dos prefeitos maranhenses. Houve ainda 4 votos em branco e 2 nulos.

184 prefeitos compareceram à sede da entidade para consagrar a chapa única “Futuro em Foco”, que reúne gestores, entre eleitos e reeleitos, de todas as regiões do Maranhão e, de acordo com o próprio Cutrim, foi construída a partir de um sentimento que une todos os gestores municipais maranhenses.

Após o anúncio do resultado da eleição, o presidente eleito da FAMEM, prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, afirmou que “não apenas os membros da diretoria eleita mas todos os prefeitos vão fazer uma gestão participativa e descentralizada. O que nós queremos é o fortalecimento do municipalismo junto ao governo federal e às instituições bancárias para melhorar a qualidade de vida do nosso povo, que é o que a gente mais quer neste momento.”

O novo comandante da Federação era vice-presidente no biênio passado. Ele atribuiu a grande participação de prefeitos no ato ao empenho de toda a chapa em divulgar as propostas. Foto: Reinaldo Luzzan.

Folha de SJB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.