Na Educação, enquanto Oposição só fala, governo cumpre compromisso

GI Portal 

Enquanto na Assembleia Legislativa, o líder da Oposição, deputado Rubens Júnior (PCdoB), estrebuchava impropérios contra o Governo do Estado, alegando falta de citação na mensagem da governadora, na abertura do trabalhos legislativos, sobre o que tem sido feito em favor do setor, a governadora Roseana Sarney (PMDB) distribuía, simbolicamente, nada menos que 220 mil kits escolares a estudantes do ensino fundamental da rede estadual.

Os kits, contendo fardamento e material escolar, que serão distribuídos para 220 mil estudantes, é fruto de um investimento que custou R$ 15.064.293,11.

─ O meu governo tem investido maciçamente no setor porque enxergamos a educação como um pilar do desenvolvimento. A entrega desses kits, além de beneficiar os alunos, representa uma economia para os pais, que poderão, com o dinheiro que empregariam na compra de uniforme e material para os filhos, aplicar em outras necessidades da família, como alimentação e transporte ─ declarou Roseana Sarney.

A partir desta quarta-feira (6), quando começa o ano letivo na rede do Estado, os alunos vão receber nas escolas uniforme completo, além de mochila, caderno, caneta, lápis de cor, caneta, régua, apontador e borracha.

A governadora ressaltou que o governo vai investir este ano R$ 1,6 bilhão na melhoria da educação do Estado, além de mais recursos que serão captados junto ao Governo Federal para execução de outras ações importantes.

─ Vamos continuar a construir escolas onde precisar. Vamos reformar e ampliar as escolas e continuar a formação inicial e continuada dos nossos professores. Educação para o meu governo é investimento. Investir em educação de qualidade é o meu compromisso ─ afirmou Roseana Sarney.

O secretário Pedro Fernandes destacou que essa é uma iniciativa que valoriza a educação no Maranhão. Ele lembrou que a aquisição dos kits foi idealizada por seus antecessores, Olga Simão e João Bernardo Bringel, quando secretários de Educação.

─ Estamos implantando na Secretaria de Educação nosso planejamento estratégico que pensa a educação a partir de uma política de Estado. Isso é fruto de uma excelente idéia que teve a governadora de contratar o PNUD para realizar um grande diagnóstico da educação no estado e junto com a secretária implantaram as metas que agora cabe a mim estabelecer junto ao planejamento estratégico e tenho certeza que com isso vamos melhorar os indicadores da educação no Maranhão ─  disse.

Presente também no evento, o secretário Chefe da Casa Civil e interino da Infraestrura, Luis Fernando Silva, lembrou da importância da distribuição desses kits para a autoestima dos estudantes.

─ É um fator importante de estímulo à freqüência escolar, de justiça social de redução da evasão e do resgate da auto-estima da família e do aluno, porque nem sempre a família têm condições de adquirir todo o apoio de material didático e pedagógico e o uniforme. Fazendo isso, o Estado nivela socialmente esses alunos e garante a permanência deles na escola ─ destacou Luis Fernando, que lembrou que iniciou esse processo de distribuição desses kits já no primeiro ano de sua gestão à frente da Prefeitura de São José de Ribamar.

Composição dos kits

 1ª a 4ª série:

duas camisetas, duas bermudas, dois pares de meia, um par de tênis, uma mochila, quatro cadernos brochura (p), um caderno de desenho (g), quatro lápis preto nº 2, quatro borrachas branca (p), dois apontadores com depósito, um tubo de cola branca 40g, uma caixa de lápis de cor com 12 (g) e uma régua 30cm.

5ª a 8ª séries:

duas camisetas, uma jaqueta, uma calça, uma bermuda, dois pares de meia, um par de tênis, uma mochila, dois cadernos de 10 matérias, quatro cadernos de desenho (g), quatro lápis nº 2, três canetas esferográficas, dois apontadores com depósitos (g), uma borracha branca (p) e um conjunto de régua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.