Eleições municipais modificam quadro funcional da AL

Os resultados das eleições municipais causaram modificações também no quadro funcional da Assembleia Legislativa do Maranhão. O parlamento está tendo uma série de nomeações e exonerações, ou seja, uma verdadeira dança das cadeiras de gente sendo demitida e sendo admitida nos gabinetes dos deputados e pela Mesa Diretora. Muitos políticos e aliados derrotados nas eleições municipais ganharam uma “boquinha” no parlamento como consolo. Outras mudanças se deram por vitórias, de pessoas que foram trabalhar em novas administrações municipais.

Entre nomes conhecidos que foram para o quadro da Assembleia, está o do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Grajaú, Mercial Arruda, que retorna ao parlamento da condição de diretor legislativo. Além dele estão na lista, o ex-presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (Umes), Ruy Pires (PMDB) e o ex-coordenador geral do DCE/UFMA e ex-secretário adjunto de juventude Gustavo Santos (PMDB), que ganharam vagas de técnico parlamentar no gabinete do deputado Fábio Braga (PMDB). A esposa do prefeito de São José de Ribamar, Gil Curim (PMDB), Juliana Cutrim, ganhou uma vaga com o cargo de cargo de técnica parlamentar especial. No gabinete do deputado Rubens Júnior (PC do B), a vaga deixada por Márcio Jerry (PC do B) que assumiu a Secretaria Municipal de Comunicação, foi ocupada pelo secretário geral do PCdoB, Gerson Pinheiro.

Alguns ex-secretários municipais do interior do Estado foram emplacados em alguns gabinetes da AL para não ficarem “a ver navios” após as derrotas dos prefeitos que auxiliavam.  Maria Gomes Duarte, que era secretária de Saúde de Lagoa do Mato, foi nomeada pela diretoria da Assembleia. Marcos Caldas (PRB) exonerou um auxiliar e nomeou no lugar o ex-secretário de saúde de São João Batista, Mauro Jorge Saraiva Ferreira.

Dos verificados pela reportagem de O Imparcial como perdedores nas eleições de 2012, estão: José Ubirajara Rocha Torres, o Bira, que foi candidato a vice-prefeito na chapa de Calvet em Bacabeira, que perdeu a eleição e agora bate ponto no gabinete do deputado Jota Pinto (PEN). Também no gabinete de Pinto foi nomeada Conceição de Maria Pereira Castro, do PMDB, candidata a prefeita de São Vicente Férrer. Ela perdeu para Maria Raimunda, do PTB. A candidata a prefeita de São João dos Patos, Aricelli Sá (PRB), foi nomeada assessora parlamentar pela presidência.

No gabinete da deputada Francisca Primo (PT) foi nomeado Gean Albuquerque (PPL) que foi candidato a vereador em Santa Luzia do Paruá, ficando na primeira suplência.

Dos que deixam o parlamento, além de Márcio Jerry, foi exonerado Robson Paz, ex-secretário adjunto de comunicação da Assembleia, ocupando cargo igual na Prefeitura de São Luís. A jornalista Jaqueline Heluy foi exonerada do cargo de assessora de comunicação para ocupar a vaga de Robson na secretaria adjunta. Quem também deixou de receber contracheque da Assembleia foi o agora vice-prefeito de Paço do Lumiar, Marconi Dias, que antes batia ponto no gabinete de André Fufuca (PSD).

Dos quatro Diários Oficiais da Assembleia publicados em 2013, foram 71 exonerações e 51 nomeações. O deputado Othelino Neto (PPS) nomeou toda a equipe de 19 pessoas, tendo sido exonerada pela presidência, a antiga equipe do deputado Luciano leitoa (PSB) que assumiu o mandato como prefeito de Timon. Alguns deputados apenas exoneraram de seus gabinetes, mas ainda não recompuseram como Tatá Milhomen (PSD), que exonerou 2 funcionários e Léo Cunha (PSC), que também tirou dois.  O Imparcial tentou contato como presidente Arnaldo Melo (PMDB), mas as ligações não forma atendidas.

O imparcial.com

 

2 pensou em “Eleições municipais modificam quadro funcional da AL

  1. Enquanto isso os salário do funciona encontrada se defazado não tem concurso plano de saúde pesimo (apvida) perdas salarial de,11% desde da implantação do plano cargos e carreira os auxílio alimentação de 250 reais os salario dos funcionario efetivos e de 1800 a 5000 reais enquanto os comisionados chegar a 1800 a 6800 reais com gratificação de 1800 a 6500 reais foram os isso que chegar a 16,0000 a, assebleia legislatva tem 2000 comisionados enquanto os afetivo e 450 fucionarios dos 450 50 estão em processo de aposentadorias

  2. seu blog realmente é sério?
    como acontecem tantas nomeações ridículas, de parentes, inclusive esposa de prefeito em gabinete e nada acontece!! só no Maranhão mesmo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.