ACM Neto é eleito prefeito em Salvador

ACM Neto (DEM) foi eleito neste domingo (28), em segundo turno, o novo prefeito de Salvador. A eleição foi definida por volta das 18h52 (horário local), com 96% das urnas apuradas. Nesse momento, segundo a Justiça Eleitoral, ACM Neto tinha 53,81%, o equivalente a 689.379 votos. Pelegrino apresentou 46,19%, com 591.756 votos. (Veja o resultado completo das eleições em Salvador).

A vice de ACM Neto é Célia Sacramento (PV). O democrata disputou o cargo com Nelson Pelegrino.

Biografia
Nascido em Salvador em 26 de janeiro de 1979 e formado em Direito pela Ufba (Universidade Federal da Bahia), Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM) chegou à disputa pela Prefeitura de Salvador em 2012 durante o seu terceiro mandato consecutivo como deputado federal. Na primeira vez, em 2002, tinha 23 anos.

O candidato democrata já havia disputado as eleições municipais em Salvador em 2008, quando João Henrique (PP) foi reeleito prefeito da capital baiana.

Entre 2009 e 2010, acumulou a 2ª vice-presidência e a corregedoria da Câmara dos Deputados. Atualmente, o deputado exerce, pela segunda vez, o cargo de líder do Democratas. Também foi titular da Comissão de Constituição e Justiça, considerada a mais importante da Câmara.

Neto começou a conviver com o “mundo da política” ainda criança, com avô, Antonio Carlos Magalhães, falecido em julho de 2007, e seu tio, Luís Eduardo Magalhães, que morreu em 1998.

Campanha
ACM Neto afastou-se temporariamente das atribuições como deputado federal para entrar pela segunda vez na disputa pelo cargo de prefeito de Salvador. Durante a corrida eleitoral, enfrentou críticas do adversário petista quanto à suposta parceria política com o ex-prefeito de Salvador, João Henrique. As pesquisas do Ibope, realizadas em Salavdor no segundo turno, apontaram ACM Neto em primeiro lugar nas urnas.

Principais propostas
Dentre as principais propostas apresentadas pelo candidato do Democratas, está a criação das “prefeituras-bairros” com o objetivo de levar a gestão municipal para várias partes da cidade.
O candidato apresentou também a proposta de criar o “Centro de Operações de Salvador” para garantir a melhoria da viabilidade urbana.

Para os passageiros de ônibus, o candidato prometeu o “bilhete único integrado” por três horas para que com apenas um bilhete o usuário possa usar trem, ônibus e metrô. Além disso, Neto disse que pretende implementar a meia-passagem aos domingos nos ônibus de Salvador.

Na área da saúde, o democrata afirmou pretender implantar um “Programa Integrado para a Infância” e expansão no sistema de atendimento de creches, além da construção de centros de educação integral.

Neto disse que vai implantar dez Centros de Atenção Psicossocial especializados no atendimento de usuários de drogas e o Projeto Resgate, voltado para crianças e adolescentes em situação de risco, vítimas de trabalho infantil, exploração sexual e mendicância. O democrata anunciou que pretende fazer concurso público para contratar mais dois mil guardas municipais e implantar 400 novas câmeras de videomonitoramento nas localidades mais violentas de Salvador em quatro anos de gestão.

Recentemente, Neto anunciou que, caso fosse eleito, iria implantar um hospital municipal no bairro de Pau da Lima, periferia de Salvador. Também durante a campanha do segundo turno, Neto mostrou a intenção de instalar um posto de saúde 24 horas no bairro de São Cristóvão e revitalizar a tradicional Feira do Japão, no bairro da Liberdade. O candidato também defende a municipalização do Porto de Salvador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.