Desempenho em debates pode ser decisivo para definição do pleito

canditado Edivaldo Holanda Junior e o Prefeito João Castelo
canditado Edivaldo Holanda Junior e o Prefeito João Castelo

Os dois debates que se aproximam – hoje na TV Difusora e amanhã na TV Mirante – podem ser decisivos para o resultados nas urnas no próximo domingo. Após uma semana de campanha acirrada, com denúncias e batalhas judiciais, os candidatos estarão frente à frente na TV falando de suas propostas e/ou respondendo a acusaçÕes de adversários.

Após um segundo turno “na defensiva”, Edivaldo Holanda Jr. voltou à carga ontem à noite no programa eleitoral e criticou fortemente a gestão Castelo, além de se defender da acusação de montar uma “milicia 36” com policiais e bombeiros que são a favor de sua eleição.

Pesquisas
Hoje, mais uma divergência nas avaliações do pleito por institutos de pesquisa. A Escutec, publicada pelo jornal Estado do Maranhão, deu um resultado de empate técnico entre Edivaldo e Castelo. Enquanto o Data M, publicado nesta manhã no portal de O Imparcial mostra uma queda de Edivaldo em seis pontos percentuais nos últimos sete dias, mas o mantém na frente com 56% a 43%.

Comparação
No primeiro turno, a uma semana da eleição, o Instituto Data M apontava um resultado assim: Edivaldo, 33%; Castelo 32,3%; Washington 11,6%. No Instituto Escutec, por sua vez, os candidatos apareciam com esse resultado, em levantamento publicado no dia 30 de setembro: Castelo 32%, Edivaldo 30% e Washington 13%. A margem de erro das pesquisa foi de 4% para mais ou para menos. Após contabilizados os votos, Edivaldo tinha 36%, Castelo 30% e Eliziane Gama 13%. Washington ficou com 8% dos votos.

Calendário
Amanhã será encerrado o programa eleitoral na TV e Rádio. O último dia de campanha será no sábado. Após isso, entra a lei seca e a expectativa pela votação nas urnas, no domingo. Castelo, na reta final, ganhou corpo, com o apoio do governo Roseana Sarney, que lhe trouxe o PRB, por exemplo. A coligação de Edivaldo, por sua vez, ainda está confiante. Segue apostando em levantamentos internos, os chamados “trakings” que indicam vantagem sobre o atual prefeito.

O imparcial.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.