Gil Cutrim defende união das Prefeituras da Grande Ilha

O prefeito e candidato a reeleição, Gil Cutrim (PMDB), defendeu a união das Prefeituras da Região Metropolitana de São Luís com o objetivo de elaborar e executar, de forma parceira e conjunta, políticas públicas comuns e que beneficiem os moradores dos cinco municípios que compõe a Grande Ilha.

“Sou um defensor ferrenho da implantação, de fato, do processo de metropolização da Grande Ilha. Entendo que, somente através das parcerias institucionais entre as Prefeituras, será possível, a partir de 2013, resolver problemas nas áreas da infraestrutura, meio ambiente e saúde, por exemplo, que há anos afligem as populações de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e Alcântara”, afirmou Cutrim durante ato de campanha realizado no Parque Vitória, bairro pertencente ao território do município de São José de Ribamar e que está situada na chamada região limítrofe entre Ribamar e a capital São Luís.

Vice-presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) – cargo do qual está licenciado para disputar o pleito deste ano – Gil Cutrim explicou que, nos últimos quatro anos, houve alguns avanços neste debate, como, por exemplo, o fato das cidades de São José de Ribamar e Paço do Lumiar já estarem autorizadas por lei a aderirem a Região Metropolitana da Grande São Luís – são os únicos municípios da Ilha que tomaram esta iniciativa até o momento.

“Defendo o entendimento político entre os gestores em favor das populações destas cidades. Proponho que, já a partir de janeiro de 2013, os prefeitos das cidades da Grande Ilha sentem à mesa, desprendidos de sentimentos políticos e partidários, objetivando, tão somente, trabalhar em parcerias para viabilizar a implantação, por exemplo, de aterros sanitários; de uma coleta de lixo seletiva e compartilhada nas áreas limítrofes; de unidades de saúde que possam ser custeadas com recursos dos municípios e que beneficiem as populações dos mesmos”, completou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.