Maranhense idealizador do Ficha Limpa é homenageado na AL

O secretário de Estado Hildo Rocha e o deputado Marcelo Tavares observam o deputado Carlinhos Amorim (autor da proposição) entregar a medalha Manoel Beckman, ao juiz Marlon Reis

Agência Assembleia

Titular da 2ª Vara da Comarca de João Lisboa e um dos magistrados idealizadores da Lei da Ficha Limpa, o juiz Marlon Jacinto Reis foi homenageado com a medalha Manoel Beckman, maior honraria concedida pelo Poder Legislativo Maranhense. A cerimônia de concessão da medalha aconteceu no final da manhã desta quinta-feira (16), no Plenário Nagib Haickel.

A entrega da honraria foi proposta pelo deputado Carlos Amorim (PDT), que conhece bem o trabalho do magistrado. “Acompanho a trajetória do juiz Marlon Reis há muito tempo, sobretudo no que diz respeito à elaboração do projeto de lei que tornou a escolha para cargos eletivos mais rigorosa e que deu origem à Lei Complementar da Ficha Limpa. Além disso, seu trabalho na comarca de João Lisboa, que abrange mais três outros municípios tem primado pela excelência, por isso ele tem sido exemplo e merecedor deste reconhecimento”, destacou Amorim.

Esta é a segunda homenagem que a Assembleia Legislativa presta ao magistrado. Em 2010, ele recebeu o título de cidadania maranhense, por iniciativa da então deputada Helena Barros Heluy (PT).

“Agradeço de público ao deputado Carlos Amorim e a toda a Assembleia. Este é um ato que não será esquecido, assim como foi o título de cidadania maranhense do qual me orgulho. Por isso, como um gesto simbólico de retribuição, quero repassar o meu livro Direito Eleitoral Brasileiro. Quem quiser me conhecer, pode ler o livro, que condensa tudo o que tenho falado e meu trabalho”, explicou o homenageado.

Marlon Reis é um dos redatores do projeto que criou a Lei Ficha Limpa, que prevê a inelegibilidade de candidatos condenados pela Justiça por crimes graves contra a administração pública. Foi o criador dos “Comícios da Cidadania contra a Corrupção Eleitoral” no ano 2000, que congrega 43 das mais expressivas entidades da sociedade civil. Além disso, desde 2006, tem levado magistrados, procuradores e promotores eleitorais a dialogar com a sociedade em centenas de audiências públicas sobre o aperfeiçoamento das regras da disputa eleitoral.

2 pensou em “Maranhense idealizador do Ficha Limpa é homenageado na AL

  1. Justa homenagem ele merece ,agora só falta o TRE cumprir e julgar baseado nela e não fazer como no caso de Bernardo do Mearim caso sem explicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.