Mesmo sob suspeita, pesquisa manipulada só favorece seu candidato

Pesquisa de Holanda Jr sob suspeita

Depois de muita confusão no comando de campanha de Holanda Júnior, saiu hoje o resultado da fragilizada pesquisa de intenção de votos, realizada pelo desconhecido Instituto Perfil, onde coloca Holanda em segundo lugar com 21,1%, muito a frente dos 15,3% do ex-prefeito Tadeu Palácio. Os números não convencem e os rumores, antes mesmo de sua divulgação, é de manipulação. A pesquisa foi encomendada pela campanha holandista.

De acordo com o blog do jornalista Marco D’Eça, um dos líderes da campanha de Holanda Júnior defendeu a divulgação dos números mesmo que sob suspeita, com o seguinte pensamento: ou vocês publicam ou vão ficar pautados o tempo inteiro.

A declaração só reforça a suspeita de manipulação. A pesquisa está nas ruas e quem tiver acesso vai acreditar nos números e será criada a situação pretendida, que é colocar Holanda de vez na disputa, mesmo que os números dessa pesquisa não reflitam a realidade. Na lógica de quem manipula os fins justificam os meios. É a velha máxima do custo beneficio. Ou seja, o saldo positivo dos números” manipulados” é maior que o resultado negativo com a suspeita de manipulação.

Ainda de acordo com o jornalista, prevaleceu o desejo do jornalista Márcio Jerry, assessor de Flávio Dino e do marqueteiro Evilson Almeida, apesar de o próprio Holanda Jr não ter convicção do resultado.

É comum em campanhas que candidatos em situação desconfortável e que precisam crescer na disputa encomendem pesquisas viciadas para favorece-los. Quando se fala em manipulação não significa aumentar ou diminuir pontos percentuais aleatoriamente. Existe um critério para a realização dessas pesquisas, que vão desde ao questionário até o número de entrevistados por áreas entre outros pontos.

A manipulação mais comum acontece justamente nas áreas dos entrevistados. O instituto procurar a maior parte de entrevistados em localidades onde o determinado candidato é melhor avaliado. Onde ele não se sai tão bem, o número de entrevistados é menor, assim na hora da média o candidato sai favorecido e a pesquisa é registrada sem problemas nos TREs.

No caso do instituto Perfil, foram entrevistados 800 pessoas, número considerado limite para uma população de mais de 1 milhão de habitantes e mais de  700 mil eleitores. Institutos  reconhecidos como Ibope e  Escutec  costumam ouvir mais de 1000 pessoas em São Luís.

Veja o resultado da pesquisa Perfil:

João Castelo (PSDB) – 27,1%

Edivaldo Holanda Jr (PTC) – 21,1%

Tadeu Palácio (PP) – 15,3%

Eliziane Gama (PPS) – 6,4%

Washington Oliviera (PT) – 2,9%

Marcos Silva (PSTU) – 1,4%

Haroldo Saboia (PSOL) – 0,5%

Ednaldo Neves (PRTB) – 0,4%

Não sabe/Não opina/Branco/Nulo – 25%

1 pensou em “Mesmo sob suspeita, pesquisa manipulada só favorece seu candidato

  1. Que historico politico temo Holanda Jr para ter a pretensaode serPrefeito de uma capital complexa e abarrotada de problemas serios como Sao Luis?
    Esse tipo de manipulacao e um tiro no Pe, pois logo cai por agua e sobra a desmoralizacao.
    Um grupo formado por Flavio Dino, Holanda Jr e Roberto Rocha e inofensivo, por juntos nada fizeram por Sao luis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.