Secretário de Saúde diz que já estuda proposta para acabar com impasse entre SAMU e as UPAs

Ricardo Murad durante visita a uma UPA

Ontem, pela manhã, recebi a informação de que as UPAs já estariam recebendo as ambulâncias do SAMU. Pelo facebook, perguntei ao secretário de Saúde do Estado, Ricardo Murad, se a informação era verdadeira.  Ele prontamente esclareceu os pontos em questão.

O secretário explicou que por enquanto a  única UPA habilitada pelo Ministério da Saúde em São Luís é a do Itaqui-Bacanga que sozinha não tem como dar conta de todas as ambulâncias do SAMU de São Luís. Ele explica ainda que a CIB decidiu que em São Luís, a prefeitura teria que adequar suas unidades para que o SAMU georeferenciasse o atendimento das ambulâncias. Infelizmente a prefeitura está com todas as unidades sucateadas e a cada dia pior.

Ricardo Murad respondeu ao titular do Blog, que existe uma proposta para regular o SAMU dos municípios de Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar para referenciá-lo para as UPAS do Araçagi e Parque Vitória que pertencem a São José de Ribamar.

De acordo com Murad, todas as UPAS da região metropolitana, inclusive as de São Luís, farão parte da rede de urgência e emergência e receberão ambulâncias do SAMU georeferenciadas quando as unidades municipais estiverem devidamente preparadas. Atualmente as UPAS, pela deficiência das unidades da prefeitura, estão superlotadas, operando acima de sua capacidade. É uma situação que está nos preocupando muito.

Outro problema  apontado pelo secretário e que a Vigilância Sanitária do Estado está alertando é a deterioração acelerada das condições de funcionamento do Socorrão I, Socorrão II e Hospital da Criança que estão em condições lastimáveis. Além da questão física – prédios e equipamentos – falta material básico e os pacientes estão em risco permanente e já sobrecarregam as unidades do Estado – Hospital Geral, Hospital Carlos Macieira e Hospital Infantil Juvênco Matos.

 

1 pensou em “Secretário de Saúde diz que já estuda proposta para acabar com impasse entre SAMU e as UPAs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.