Presidente do TJ diz que Marcos Caldas deve ser o governador

Do blog do Décio

O vice-presidente da Assembleia, deputado Marcos Caldas (PRB), deverá mesmo assumir o Governo do Estado durante a viagem da governadora Roseana Sarney (PMDB) aos Estados Unidos. Roseana foi convidada no início do mês pela presidente Dilma Roussef para acompanhá-la numa reunião com o presidente americano, Barack Obama, na Casa Branca, conforme informou o blog com exclusividade na ocasião (reveja).

Pré-candidato a prefeito em São Luís o vice-governador, Washington Luis Oliveira (PT), não assumirá com receio de ficar inelegível. Segundo reza a legislação, candidatos não podem assumir cargos nos seis meses que antecedem as eleições. Caso isso aconteça, os parentes dos políticos também ficam inelegíveis.

Na mesma situação de Washington estão o presidente da Assembleia, Arnaldo Melo (PMDB), cuja filha é pré-candidata à Prefeitura de Colinas; e o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Guerreiro Júnior, cuja mulher é pré-candidata a prefeita em Guimarães.

Diante dessa situação inédita, ficou-se em dúvida sobre quem assumiria: se o vice-presidente da Assembleia ou do Tribunal de Justiça.

Conversei ontem com Guerreiro Júnior. Ele defendeu a ascensão ao cargo de Marcos Caldas. “A legislação não prevê este caso, que é uma excepcionalidade. Mas temos de partir para a racionalidade. A vaga tem de voltar para o poder que emana do povo, no caso a Assembleia”, disse o presidente do TJ.

O blog também apurou que a própria governadora já conversou com auxiliares sobre o assunto no sentido de apoiarem a interinidade de Marcos Caldas. Ela deve permanecer dez dias fora do país.

O vice-presidente da Assembleia disse que assumirá o comando do estado mesmo deixando o irmão, o pré-candidato a vereador Augusto Caldas (PRTB), inelegível. “Será uma oporunidade ímpar para a cidade de Brejo, que eu represento. A cidade nunca teve um governador”, declarou.

Ele, no entanto, ainda aguarda um conversa com o Roseana par definir a questão. “Sou homem de grupo e que o grupo decidir estarei pronto para cumprir.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.