Repórter fotográfico da AL é finalista do Prêmio Tim Lopes de Jornalismo

Fotografia durante a CPI da pedofilia

O repórter-fotográfico da Assembleia Legislativa, José Ribamar Lisboa é um dos finalistas da etapa regional do Prêmio Tim Lopes de Jornalismo Investigativo 2012. Com um trabalho referente às atividades da CPI da Pedofilia, realizada no segundo semestre de 2010, ele concorre com Barack Fernandes, que inscreveu a matéria Projeto Juventude Esperantinópolis, divulgada no site da Fetaema (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Maranhão).

A solenidade de entrega dos prêmios será realizada nesta quinta-feira (15), no auditório da Faculdade São Luís (Rua Grande, 1455, Diamante), a partir das 19h.

Com 18 anos de excelentes trabalhos prestados à Assembleia Legislativa e três décadas de profissão, Lisboa inscreveu na premiação as fotos tiradas durante as audiências da CPI realizadas nas cidades de Caxias, Tutóia e São Luís, abordando vários aspectos, entre eles a fragilidade das vítimas dos crimes de abuso e violência.

 

O prêmio é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Combate ao Crime e tem como objetivo fortalecer a mobilização de projetos de parceria para divulgação do serviço e estímulo às atividades jornalísticas. Criado em 2003, com o desejo de reconhecer e incentivar o jornalismo investigativo que tanto vem contribuindo com temas de interesse da sociedade, o prêmio é uma homenagem ao jornalista Tim Lopes, que deu sua vida para denunciar as atrocidades cometidas por traficantes nas comunidades carentes no Estado do Rio de Janeiro.

 OS FINALISTAS

Prêmio Tim Lopes TV: Elinalva Cardoso (TV Guará – Matéria: Mulheres no tráfico); Olavo Sampaio (TV Difusora – Matéria: Venda ilegal de antibióticos); Barack Fernades (TV São Luís – Degradação do Centro histórico).

Prêmio Tim Lopes Direitos Humanos: Eduardo Ericeira (TV Difusora – Denúncia Escola); Barack Fernandes (TV São Luís – Matéria: Consumo de álcool por menores); Andressa Miranda (TV Cidade – Matéria – Estupro adolescente).

Prêmio Tim Lopes Impresso: Wellington Rabelo (Jornal Pequeno – Matéria: Mais uma promessa que ficou só no papel – Reforma do antigo prédio do Colun); Diego Torres (O Estado do Maranhão – SMTT anula multas aplicadas a veículos da Prefeitura de São Luís); Gabriella Saraiva (Jornal Pequeno – Matéria – Após oito meses do crime, inquérito está parado e familiares culpam juiz).

Prêmio Tim Lopes Internet: Diego Torres (Imirante – Matéria: Denúncia SMTT); Gabriella Saraiva (Jornal Pequeno – Matéria: Situação IML de São Luís ainda é de caos); Wellington Rabelo (Jornal Pequeno – Matéria: Julho chega ao fim com o registro de 68 assassinatos).

Prêmio Tim Lopes Fotografia: José de Ribamar Lisboa (Site Assembleia Legislativa – Matéria: CPI da Pedofilia); Barack Fernandes (Site Fetaema – Matéria: Projeto Juventude Esperantinópolis).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.