Marcelo condena aumento de até 86.9 % nas tarifas de água

Waldemar Terr / Agência Assembleia

Em pronunciamento na sessão desta terça-feira (11), o líder do Bloco Parlamentar de Oposição (BPO), deputado Marcelo Tavares (PSB), condenou o reajuste e até 86,9 % nas tarifas de água e esgoto que a Caema quer aplicar. O deputado socialista ironizou o aumento como sendo o presente de 400 anos que a governadora Roseana Sarney (PMDB) “decidiu dar não só para a população de São Luís, mas para a população do Maranhão inteiro”.

 Marcelo Tavares lembrou que o deputado governista Roberto Costa (PMDB) condenou o aumento do IPTU na capital, mas a Caema está pleiteando o aumento de tarifas junto ao órgão do governo comandado pelo ex-deputado Remi Ribeiro, que é a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Maranhão (ARSEP-MA), publicando até os editais de audiência pública conforme a lei manda.

 De acordo com o líder do BPO, a governadora e o secretário de Saúde, Ricardo Murad, a quem a Caema é ligada, apresentaram duas propostas de reajuste para usuários dos serviços da Caema, a menor para a cota residencial mínima, de 72.4 por cento, e a dois é de 86.9 por cento. “Olhem que a inflação neste país chegou agora a ultrapassar os sete por cento”, lembrou.

 “É assim que a governadora quer fazer a comemoração dos 400 anos de São Luís? Será que quer colocar a Caema para saquear o consumidor residencial de São Luís? 86.9 por cento de reajuste é o que a Caema pede e é o que a governadora determinou. Mais do que isso, é preciso lembrar que, aqui em São Luís, o abastecimento de água não é contínuo para os moradores da cidade”, afirmou.

 Disse, ainda, que a Caema até hoje não conseguiu fazer um abastecimento com regularidade e se acha no direito de aumentar a tarifa em 86.9%. “Isso é uma vergonha, é uma falta de respeito ao povo maranhense, ao povo de São Luís, ao povo de Imperatriz e das principais cidades do Maranhão”.

 APARTES

 Diversos deputados fizeram apartes para condenar a possibilidade de reajuste. Eliziane Gama (PPS) sugeriu que a exemplo do que aconteceu em relação ao IPTU, sejam envolvidos órgãos competentes para impedir o reajuste da Caema. O deputado Alexandre Almeida (PSD) também fez aparte para dizer que o assunto é pertinente, mas precisa saber se a tarifa da Caema é igual às cobradas em outros Estados e que no Piauí a menor tarifa é dobro da cobrada no Maranhão.

 Marcelo Tavares rebateu o argumento do deputado do PSD, lembrando que de fato a Caema possui a menor tarifa do Brasil por duas razões: “em primeiro lugar porque é o pior serviço público do Brasil; e em segundo lugar, porque o Maranhão tem a menor renda per capta do Brasil. Quem ganha menos tem que pagar menos e quem tem o serviço de péssima qualidade tem que pagar menos mesmo. E se essa defasagem é histórica, por que a governadora Roseana quer que esse índice seja reajustado de uma vez só?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.