SMTT instala semáforo sonoro próximo à Escola de Cegos do Maranhão

Desde o dia 26 de julho funciona um semáforo sonoro na Avenida Jerônimo de Albuquerque, no bairro do Bequimão, próximo à Escola de Cegos do Maranhão (Escema).

A adaptação do sinal foi feita pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) com a finalidade de facilitar a locomoção segura das pessoas com deficiência que atravessam a faixa de pedestre do local em direção à instituição.

Segundo o secretário Clodomir Paz, “a implantação do semáforo sonoro, que indica quando o sinal está aberto ou fechado para a passagem de pedestres, está em consonância com a política de inserção social da gestão do prefeito João Castelo e com as ações de facilitação de mobilidade urbana da Secretaria, onde se destaca a adaptação contínua de todos os ônibus coletivos.

Estes têm como pré-condição para entrar em circulação a existência de adaptadores e elevadores que facilitem o acesso de qualquer usuário especial,” afirmou.

Essa condição, que já era solicitada para um percentual de ônibus em circulação, passou a ser exigida para todos aqueles inseridos na frota da capital a partir de 2010. Isso fez com que atualmente fosse elevado para 40% o total de ônibus adaptados, uma média bem acima do que determina uma lei municipal que exige um percentual mínimo de 15% de ônibus adaptados na frota circulante de São Luís.

A instalação do semáforo sonoro também está de acordo com as recomendações do Ministério Público do Estado. Junto à instalação do semáforo sonoro, foi incluída um piso podotátil e um corrimão, todos direcionados e adaptados aos frequentadores da escola de cegos.

2 pensou em “SMTT instala semáforo sonoro próximo à Escola de Cegos do Maranhão

  1. UMA ÓTIMA INICIATIVA, SOU VOLUNTÁRIA DESSE CENTRO E CONVIVO DIARIAMENTE COM AS DIFICULDADES DELES, NÃO SÓ NA PASSAGEM DE PEDESTRE, COMO TAMBEM NO CORRIMÃO ONDE PESSOAS ESTACIONAM NO LOCAL DE SAÍDA EM NENHUMA CONSIDERAÇÃO.

  2. UMA ÓTIMA INICIATIVA, SOU VOLUNTÁRIA DESSE CENTRO E CONVIVO DIARIAMENTE COM AS DIFICULDADES DELES, NÃO SÓ NA PASSAGEM DE PEDESTRE, COMO TAMBEM NO CORRIMÃO ONDE PESSOAS ESTACIONAM NO LOCAL DE SAÍDA SEM NENHUMA CONSIDERAÇÃO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.