André Fufuca pede a criação dos municípios de Paraíso e Auzilândia

Presidente da Comissão de Triagem e Elaboração de Projetos de Criação de Municípios da Assembleia Legislativa, o deputado André Fufuca (PSDB) protocolou os pedidos de emancipação dos povoados Paraíso, na Baixada Maranhense, e Auzilândia, na região do Pindaré.

 As solicitações foram feitas na manhã desta terça-feira (7), quando o deputado esteve acompanhado de vários representantes das duas localidades. Paraíso é um povoado inserido na cidade de Pinheiro, a 333 quilômetros da capital maranhense.

 Já Auzilândia está localizado em Alto Alegre do Pindaré e hoje é o maior povoado do município, onde um forte movimento emancipacionista já se articula há alguns anos. Ao todo, o parlamentar já fez parte de oito pedidos de emancipação: Santo Onofre (de Santa Luzia); Chapada do Seringal (de Santa Luzia); Faísa (de Santa Luzia); Coque (de Vitória do Mearim); Olho d’Água (de Conceição do Lago Açu); e Três Marias (de Peri Mirim).

 De acordo com a Resolução Legislativa nº 25/2011 da Assembleia Legislativa, para que sejam iniciados estudos de viabilidade para a criação de novos municípios no Maranhão é necessário haver um requerimento elaborado pela comunidade que deseja emancipar-se, subscrito por ao menos dez por cento dos eleitores residentes na área geográfica e com firma individualmente reconhecida (em cartório).

 A proposta deve estar ainda acompanhada de um memorial descritivo da área a ser desmembrada, relacionando todos os povoados que integram o pedido de emancipação.

Agência Assembleia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.