Ildemar Gonçalves pede empréstimo de R$ 20 milhões e atola Açailândia num lamaçal de dívidas por mais 20 anos

O prefeito de Açailândia, Ildemar Gonçalves (PSDB), é mesmo uma raposa velha na política local. Enviou à Câmara de vereadores projeto do poder executivo pedindo autorização para a prefeitura pedir junto a Caixa Econômica Federal, um empréstimo de nada menos que cerca de 20 milhões de reais e endividar o município por mais 20 anos. O projeto foi aprovado hoje pela Câmara.

Segundo o projeto, a merreca será para investir em obras de infraestrutura do bairro que leva seu nome, a Vila Ildemar. Com mais de 40 mil habitantes a Vila Ildemar é seu principal curral eleitoral.

O projeto do prefeito colocou os vereadores da base oposicionista numa sinuca de bico: se votassem contra a provação do empréstimo seriam acusados de votar contra o povo da Vila Ildemar.

A oposição apresentou documentos que mostram que o Governo do Estado teria liberado para Açailândia, recursos para a pavimentação em bloquete de mais de 100 quilômetros, (não foram registrados nem 30 quilômetros de calçamento) e 18 quilômetros de asfalto.

Desde 2005 que a prefeitura não realiza obras com recursos próprios, mas a receita do município continua subindo e está entre as três maiores do Estado.

Para se ter ideia do valor absurdo do empréstimo, levando em conta que 1km de asfalto custa em média 250 mil reais, com os R$ 20 milhões daria para asfaltar 60km de ruas na cidade.

O vereador Márcio Aníbal (DEM) disse ao blog por telefone que a oposição vai fiscalizar de perto a aplicação desses recursos. Ele disse ainda que a Vila Ildemar precisa dos investimentos, mas que também vai cobrar do prefeito ações da prefeitura em outros bairros de Açailândia que se encontram em estado de abandono.

(Com informações do Blog do Freire)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.