Eliziane Gama defende investimentos em reciclagem do lixo

Durante entrevista ao programa Portal da Assembleia, nesta última sexta-feira, 25, a deputada Eliziane Gama (PPS) defendeu a reciclagem do lixo como o melhor caminho para a garantia de um ambiente ecologicamente equilibrado, paras as presentes e futuras gerações. Ela destacou que os principais desastres ecológicos já registrados aconteceram em razão do acondicionamento errado do lixo. 

Eliziane Gama é uma voz firme no Parlamento Estadual com relação à fiscalização dos critérios adotados para a instalação de um aterro sanitário no município de Rosário. “Aterros não é a política mais adequada. A reciclagem é uma política que requer investimentos caros, mas os gestores municipais precisam trabalhar com esse objetivo imediatamente”, defendeu. 

Segundo Eliziane Gama, não só o governo do Estado, mas principalmente os gestores municipais, precisam começar a preparar seus orçamentos, com vistas a executar um programa de reaproveitamento de resíduos sólidos.

A deputada destacou que o problema do despejo inadequado do lixo envolve todo o Estado. Ela citou dados obtidos junto à Procuradoria de Meio Ambiente, que constatou que, dos 217 municípios maranhenses, mais de 90% não têm um aterro sanitário adequado. Ou seja, o lixo é despejado a céu aberto. 

“Nós não temos nenhuma cidade no Maranhão que faça uma coleta seletiva de lixo, que é o primeiro passo para o reaproveitamento de resíduos sólidos”, acrescentou. 

Eliziane Gama destacou ainda que o processo de reciclagem, além de garantir o equilíbrio ambiental, pode ser uma importante fonte geradora de emprego e renda para a população.

(Agência Assembleia)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.