Uma breve análise sobre as pesquisas: todos já admitem o segundo turno

Depois dos resultados da segunda pesquisa Ibope com os números de intenção de votos para governador do Maranhão, onde mostrou Roseana Sarney com 46% e Jackson e Flávio Dino empatados com 21% cada, os principais blogs do Estado, que antes davam como certo uma vitória de Roseana no primeiro turno, agora já reconhecem que o segundo turno é inevitável.

Para tentar escapar do assunto, segundo turno, alguns dos blogs mais importantes desconversam e focam na disputa ao Senado.

Outros blogs, no entanto, comentam da possibilidade de segundo turno, mas , concentram a atenção na disputa entre os candidatos da oposição. A estratégia é desgastá-los e com isso beneficiar a governadora.

O certo é que antes não se cogitava a possibilidade de uma disputa em dois turnos. Hoje, a questão discutida nos blogs e nas mídias especializadas é qual candidato será o adversário de Roseana no segundo turno.

Fala-se muito da queda de Jackson e que Flávio cresceu com votos do pedetista e de fato é que mostra a nova pesquisa do IBOPE.

Comparação geral das pesquisas

Um dado interessante é que, se compararmos os números das pesquisas Escutec e Ibope, percebe-se uma queda significativa da candidata do PMDB, e não só de Jackson.

Na primeira pesquisa Escutec/O Estado, Roseana aparecia com 50,4% das intenções de votos. Na primeira pesquisa Ibope, ela tinha 47%, caiu um ponto e agora tem 46%. Ou seja, Roseana caiu de 50,4% para 46%, uma queda de 4 pontos.

Comparando as duas pesquisas, Jackson Lago também caiu 4 pontos. Ele tinha 25,7% e agora tem 21%.

Seguindo o mesmo raciocino, Flávio Dino tinha 13% cresceu 8 pontos e agora aparece com 21%. Ou seja, recebeu 4 pontos de Roseana e 4 pontos de Jackson Lago e não apenas de Jackson como querem dizer setores da imprensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.