G5 Logística que opera no Itaqui aplica golpe em trabalhadores e operações no Porto estão paralisadas

O Porto do Itaqui está parado desde o último sábado(12) e sem previsão de retorno de suas atividades. Os trabalhadores portuários cruzaram os braços após uma quebra de acordo entre a empresa G5 Logística e o Sindicato dos Arrumadores.

Eles acusam a empresa de suprimir direitos da categoria e quebrar vários pontos do acordo. Os trabalhadores exigem que a operadora cumpra o que foi acordado e registrado em reunião, caso contrário não irão retomar as atividades. Com a paralização, nada entra ou sai do Porto, e as empresas e o Estado só acumulam prejuízos.

A operadora G5 Logística, que hoje manda e desmanda no Porto, é subordinada da gigante Suzano Celulose, que controla praticamente toda a operação portuária no Itaqui e com o apoio da EMAP.

Escândalos

A G5 Logística é velha conhecida da Justiça Trabalhista e acumula processos. Ela também é campeã em acidente no trabalho no porto do Itaqui.

A Operadora parece não temer a justiça e continua a fazer o que quer. Mesmo com um acordo realizado em reunião com o Sindicato, registrado em ata, a G5 retirou dos trabalhadores o direito a ticket alimentação, o vale transporte, plano de saúde e não quer negociar.

As irregularidades e abusos realizados pela G5 Logística são tantos que a empresa quase perdeu o certificado de operador portuário durante uma fiscalização da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários.

A G5 Logística atropela e descumpre acordos para forçar uma contratação com mão de obra barata com o intuito de faturar cada vez mais.

O Sindicato dos Arrumadores garantem que não vão ceder as pressões e garantem que enquanto a Operadora não sentar à mesa de negociação e cumprir o que foi acordado, os trabalhadores continuaram com a paralização pelo tempo quer for necessário.

 

 

 

3 comentários sobre “G5 Logística que opera no Itaqui aplica golpe em trabalhadores e operações no Porto estão paralisadas

  1. Deixe de ser irresponsável e procure apurar os fatos. Blogueiros ridículos iguais a você vivem de matérias totalmente inescrupulosas e falaciosas. Saibas que você podes responder por essas informações inverídicas.

  2. Me assusta que alguém tão desinformado e tendencioso possa de alguma forma acreditar que exista algum lampejo de comunicador e/ou blogueiro nesse blog de fundo de quintal. Hoje o câncer do país são os estivadores, bandidos transvestidos de trabalhadores, utilizam todo tipo de droga a bordo dos navios, vão trabalhar de tornozeleira mecânica, acreditam que estão acima da lei e estão prestes a perder mais uma batalha, o que está para acontecer não é justiça terrena, é justiça divina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *