Carlinhos Florêncio discrimina mulheres e retira direito de participação no Conselho Estadual de Esporte e Lazer do MA

O deputado estadual, Carlinhos Florêncio discriminou as mulheres, negando a participação delas no Conselho Estadual de Esporte e Lazer do Maranhão (Conesp). O ato foi realizado, quando o parlamentar foi relator da Emenda Modificativa nº 01/18 a Medida Provisória 263/2017 e rejeitou a presença feminina. A proposta de modificação feita pelos deputados Roberto Costa, Eduardo Braide e Wellington do Curso determinava no mínimo, 20% de representação feminina no Conselho, como forma de fomentar e assegurar a composição das mulheres neste importante órgão deliberativo.

Para a representante da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB-MA, Priscila Selares, a MP original é uma repressão e supressão dos direitos já segurados anteriormente, principalmente a participação feminina. “Hoje em dia, estamos em um movimento de empoderamento da mulher, querendo garantir a presença e o espaço em todos os lugares. Por isso, fiz questão de enfatizar a necessidade da representatividade da mulher, como de todas as entidades de classes que representam os movimentos sociais”.

Além da exclusão da participação feminina no Conselho, outras alterações apresentadas na Medida Provisória 263/2017 foram criticadas. Carlinhos Florêncio retirou a participação de representantes de federações estaduais de esporte amador; dos clubes profissionais do estado do Maranhão; entidades de pessoas com deficiência; além do representante da imprensa esportiva.

Antes, para a elaboração da emenda modificativa foi realizada uma audiência pública com entidades e movimentos, na qual os deputados Roberto Costa, Eduardo Braide, Wellington do Curso debateram com os representantes da sociedade civil para corrigir as injustiças e erros graves da MP, para que houvesse a inclusão e o respeito às mulheres e às pessoas com deficiência.

1 pensou em “Carlinhos Florêncio discrimina mulheres e retira direito de participação no Conselho Estadual de Esporte e Lazer do MA

  1. Não foi retirado direito das mulheres participarem do conselho do esporte, tampouco foi o deputado Carlos Florêncio que retirou a cota para mulheres da MP, ao contrário, ele negociou e inseriu novamente um representante dos deficientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.