Honorato lança campanha contra machismo

Jogue Fora Seu Machismo”, este é o tema da campanha capitaneada pelo vereador Honorato Fernandes (PT), na semana do Dia Internacional da Mulher, que tem como objetivo formar uma rede de combate à cultura do machismo e promover ações de valorização da figura feminina.

A campanha, divulgada nas redes sociais e espalhada em alguns pontos da cidade, por meio de outdoors, traz frases como: “Por mais mulheres na política”, “Diga não à violência contra a mulher”, “Não é não. Assédio é crime”. De acordo com o parlamentar, as peças buscam “reforçar a necessidade das mulheres ampliarem seus espaços de atuação, como na política, e combater a violência doméstica e o assédio”, declarou o vereador em suas redes sociais.

No início da semana, utilizando a tribuna da Câmara Municipal de São Luís, Honorato alertou os demais vereadores da Casa para a necessidade de discutir políticas públicas e ações de proteção às mulheres, ressaltando que o dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, infelizmente, não deve ser um dia dedicado apenas a comemorações, mas, que a data sirva de reflexão, no que diz respeito às ações de combate a violência doméstica e ao feminicídio.

“Espero que este ano nossa homenagem às mulheres não se limite a entrega de flores, mas que nós possamos agir de modo a não permitir mais a violência praticada contra elas”, disse o vereador, durante pronunciamento.

Atualmente, dados alarmantes do Atlas da Violência, estudo realizado anualmente pelo Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas (IPEA), colocam o Maranhão como o Estado onde mais morrem mulheres assassinadas no Brasil. Segundo o parlamentar, “essa estatística assombrosa é reflexo da cultura do machismo, ainda tão enraizada na sociedade brasileira e, por isso, se faz urgente a necessidade de combatê-la”, afirmou.

Filho da professora e militante de esquerda Ieda Batista, uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores no Maranhão e integrante do Grupo de Mulheres da Ilha de São Luís, Honorato, ao longo do seu mandato, vem se posicionando de forma veemente em defesa dos direitos das mulheres e contra o feminicídio. No final do ano passado, por exemplo, durante a solenidade de entrega da Medalha de Mérito Legislativo Simão Estácio da Silveira, o vereador outorgou a honraria à professora Leoneide Brito, à educadora popular Magda Aparecida Gonçalves e à presidenta do Conselho Estadual da Mulher no Maranhão, Lúcia Gato, três mulheres com forte presença nos movimentos sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.